13 DE MAIO ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO


Além de ser o dia das mães, o dia 13 de maio também é comemorado o dia da abolição da escravatura no Brasil. A escravidão no brasil durou mais de 300 anos e acabou em 1888 com a lei 3.353 mais conhecida como Lei "Áurea" assinada pela princesa Izabel regente do império.
 A escravatura era o funcionamenta econômico da época com o trabalho braçal dos africanos trazidos em porões de navios negreiros, logo no início os portuguêses tentaram com os índios aqui encontrados, mas por volta do século XVII se acbou por: os índios se mostraram resistentes á escravidão, as doênças contraídas, as guerras que desimavam tribos, a igreja que protestavam escravisar os índios e o mercado negro que cada vez mais crescia no continente. Os escravos mesmo sendo pessoas eram vendidos, emprestados, alugados, hipotecados, doados, leiloados, confiscados e não tinham nenhum direito judiciail. O Brasil um país de 500 anos, mais 300 de escravidão deixou muitas marcas inclusive nas diferenças sociais.
 Com base nessa data a academia de capoeira "Toca do Leão" faz uma manifestação comemorativa nessa sexta feira dia 11 de maio de 2012 com roda de capoeira e maculelê na praça Augusto Públio Morro do Chapéu Bahia.

DANÇA RECREATIVA (PAGODE)


 Projeto Resgatando Valores, realisa aula de dança como atividade recreativa no encontro de esporte com o professor Daniel Maia.
 A brasileira (o) ja nasce com o pagode no pé, pena que no pagode uma música tão contagiante é colocado sentidos tão banais em relação ao sexo e a mulher, seria necessário que ouvesse uma conciência das próprias para que tornasse o estilo musical mais sadio e mais lúdico, como as criança assim sente o pagode logo no início. A música tem o poder de ser reparadora ou destruidora dos valores dependendo de como se usa a sua influência.
(Naldão)




DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...