ELEIÇÃO DOS COLEGIADOS SETORIAIS DAS ARTES DA BAHIA



É importante destacar que a organização dos setores é fundamental para fazer valer suas demandas e opiniões dentro do regime democrático. A consolidação dos Colegiados Setoriais das Artes conta com o suporte necessário da FUNCEB/SecultBA, mas é a sociedade quem deve se apropriar do processo. Artistas, produtores, agentes culturais, gestores, professores, pesquisadores, multiplicadores e demais profissionais das classes artísticas baianas são responsáveis por consagrar os Colegiados e fazê-los existirem com eficiência e sólida representação. Assim, além de aderir às eleições como eleitores e/ou candidatos, a FUNCEB convida a todos a contribuírem na divulgação deste acontecimento essencial para o fortalecimento das políticas culturais na Bahia. Fale com seus conterrâneos, comunidades, grupos, repasse a informação a seus pares, apresente o processo para seus alunos: os Colegiados Setoriais das Artes são uma conquista de todos.

CADASTRAMENTO SIMPLIFICADO – O cadastramento de eleitores e/ou candidatos das eleições dos Colegiados Setoriais das Artes da Bahia é aberto a pessoas físicas, maiores de 18 anos, residentes no estado da Bahia e atuantes nos setores artísticos, fatos que devem ser declarados na inscrição. Também é solicitado que se tenha conhecimento da Lei Orgânica da Cultura da Bahia e do Plano Nacional de Cultura, disponíveis para consulta no blog www.fundacaocultural.ba.gov.br/colegiadossetoriais. Não podem participar detentores de cargo comissionado na administração pública federal, estadual, distrital ou municipal, nem funcionários públicos da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia ou de suas vinculadas.


FONTES DA FUNCEB/SECULT

PARCERIA DE CULTURA E DIVULGAÇÕES




COMUNICADO
Senhora e senhores, a COMPANHIA DE TEATRO ENCENAÇÕES vem através deste comunicado propor uma parceria de serviços cultura com teatro junto ao serviços de marketing.
 Tendo em vista que há uma necessidade de se manter a tradicional cultura teatral em todo emisfério da sociedade, principalmente no interior, por isso estaremos apresentando mais uma peça da companhia “AMOR POR ANEXINS” uma comedia romântica do escritor brasileiro maranhense Artur Azevedo, interpretado por Naldão e Luana Oliveira, na direção de Naldão e organização similar de Israel Queiroz e Fabrícia Santos.
 O custo de toda a produção incluindo cenário, figurino, iluminação, produção de sonoplastia, divulgação em: panfletos, cartazes, folders, banners, carros propaganda e rádio difusão  para estréia desse espetáculo, fica em torno de R$ 2.346 (dois mil trezentos e quarenta e seis reais). Por isso viemos em busca da realização desse espetáculo em parcerias de trabalhos com empresas, ONGs e outros.
 A parceria funciona da seguinte forma; a empresa ou pessoa participará pelas categorias COLABORAÇÃO, PATROCÍNIO E APOIO. Sua marca será divulgada nas grades de acordo com a categoria escolhida.
COLABORAÇÃO – Será vinculada sua marca em 1.000 (um mil) panfletos e 100 (cem) informativos diretos.
PATROCÍNIO – Será vinculada sua marca em 1.000 (um mil) folders, 2.000 panfletos, 100 informativos diretos e 40 cartazes.
APOIO – Será vinculada sua marca em 1.000 (um mil) folders, 2.000 panfletos, 100 informativos diretos e 40 cartazes, 2 banners, 10 horas de carros propagandas e em rádio difusão.
 Os valores de cada categoria são:

COLABORAÇÃO = R$ 100,00 (cem reais)
PATROCÍNIO = R$ 200,00 (duzentos reais)
APOIO = R$ 300,00 (trezentos reais)

 Diante sua sensibilidade e visão de que a arte e a cultura é o meio mais sadio de influenciar a nossa comunidade e a melhor forma de assegurar sua identidade com as tradições, principalmente aos mais jovens (nosso filhos e filhas), é nossa função e responsabilidade manter vivas essas tradições, por essas causas contamos a sua participação nesse projeto.

para participar você pode deixa o recado no nosso e-mail emcemaacao@hotam, telefone 74 9962 7972 ou se preferir na caixa de comentário deste site.
 

FORMAÇÃO DE CAIXA CÊNICA

PALCO MÍNIMO Um palco pequeno para teatro mede 6 metros de boca, 4 metros de profundidade por 3 metros de altura.

EQUIPAMENTOS QUE COMPÕE A UTILIDADE DE UMA CAIXA PARA UTILIDADE EM TEATRO
VARAS DE CENÁRIO Serve para sustentar cenários diversos, painéis e muitas vezes fazer elevadores e carretéis de sustentação. 

As varas de cenário são hasteadas nas laterais e são fixadas nas paredes ou estrutura do prédio. Em alguns casos faz-se uma estrutura para segurar somente as varas de cenário.

 
VARAS DE LUZ Segura todas as iluminarias, geralmente são travessadas de um lado a outro da caixa cênica na parte superior, geralmente fica uma no pro cênico, (frente do palco) uma no meio da caixa e outra no fundo.
Em palcos maiores tem mais de 3 varas de acordo com o seu tamanho.

BASTIDORES São divisórias colocadas estrategicamente, que cobre a visão do público em relação a coxia e dá visão de que tá na coxia para dentro da caixa cênica









RIBALTAS – São conjuntos de luz fixas nas varas de luz, localizadas nas laterais ou no fundo.
COXIAS São espaço (corredores) que ficam entre o cenário e as paredes do prédio do teatro
CAMARIM Reservados para concentração dos artistas. O camarim deve ter acesso livre para a coxia facilitando a entrada na cena.
ZONA DE ESCAPE São ou é alguma passagem do camarim até o público sem precisar passar por dentro da caixa cênica.
CORREDOR (ES) Divisão no meio ou nas laterais do público dando passagem do fundo do teatro até o palco. 
 
PECADOS CÊNICOS DE MONTAGENS NA ORGANIZAÇÃO DE UMA CAIXA CÊNICA

PONTO CEGO DO PUBLICO EM RELAÇÃO A CAIXA Quando á falta de visão das cadeiras das laterais frente do público ao fundo da caixa.
PONTO CEGO DA COXIA Quando os bastidores tiram a visão de quem tá na coxia para o centro da caixa (centro do palco)
 Este erro acontece quando são colocados painéis, malhas e outro na frente dos bastidores impossibilitando visão, muitas vezes o cenário pede essa necessidade.
DESLUZ Acontece quando na montagem da iluminação as luzes ou uma luz não preenche todo o espaço cênico.
 O desluz deixa de ser um erro quando é feito propositalmente no plano de luz de um espetáculo, por exemplo luz de foco.
VAZAMENTO É quando a luz está mais intensa no meio e as laterais meio penumbra e a luz não especifica seu local devido.
A ILUMINAÇÃO
A iluminação de uma caixa de cena é dividida da seguinte forma:
Iluminação Lateral – as luminárias estão focadas nas laterais fazendo um corredor de ação dos atores. Servem para diversos tipos de espetáculos
Iluminação Central – as luminárias estão apontadas para o centro da caixa fazendo um circulo, deixando os cantos escuros, quando á necessidade de fechar esse circulo e usado luz de foco (com luminárias de lentes com grau).
Iluminação geral – nessa clareia toda a caixa cênica de forma que não dê desluz em nenhum lugar.
EFEITOS DE LUZ
Foco – clareia em um ponto específico do cenário ou no ator.
Sombria – espaço de pouca luz, ou onde algum obstáculo faz a sombra.
Foco Móvel – é feito com um canhão ou luz sob um tripé ou mesmo na mão do iluminador que seguirá o ator por onde ele andar no teatro.
Coloração de luz – são usados filtros coloridos na frente das luminárias. 

ALGUMAS LUMINÁRIAS PROFISSIONAIS PARA TEATROS

PAR – Parabólic Alumizer Reflector (refletor  parabólico de iluminação) e um refletor de luz dura e intensa, sua potencia varia de acordo com sua lâmpada.
PC – Plano Convexo é uma luz que funciona como canhão focando sua luz em um único lugar que em toda a caixa cênica sem deixar vazamento, sua potencia é de acordo com uma lâmpada alógena torre, seu foco regula o tamnaho com uma estrutura interna, a qual segura a lampada.
ELIPSO SODIAL – O elipso sodial ou simplesmente elípso, tem pessoas que o chama de lico. É um canhão que tem uma engenharia interna: calhas onde encaixam facas de redução e formação geométrica da luz, uma Iris que fecha e abre seu foco alem da lente e gobros onde se encaixa  pastilhas com desenhos para formação de cenário e efeitos luminosos.
FRESNEL – Parecido com o PC mas sua lente tem uma ondulação concentrada e sua luz é de alcance em lugares mais difíceis com luz dura  o nome Fresnel vem do seu criador August Fresnel, sua potencia também varia de acordo com sua lâmpada que é uma alógena torre.
SPOT – Luminárias comuns de luz abertas com risco de vazamento de acordo com sua distancia ou localização.

CARAVANA TEATRO ITINERANTE

NALDÃO
FRANCISNALDO SILVA DE SOUZA
ATOR E DIRETOR DRT BAHIA 33-38

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...