ANTROPOLOGIA TEATRAL


A antropologia teatral é uma ciência que estuda as bases técnicas do trabalho do ator a partir de um processo comparativo com os vários estilos de interpretação do teatro oriental e ocidental.
 A Antropologia Teatral foi criada pelo diretor Eugenio Barba pós estadia com Jersy Grotowski o qual ele chamava de mestre.
Segundo Barba, a Antropologia Teatral “é o estudo do comportamento humano quando o ator usa sua presença física e mental em uma situação organizada de representação e de acordo com os princípios que são diferentes dos usados na vida cotidiana”. (BARBA, 1999, p.47).
Barba ainda diz que “a antropologia teatral não busca princípios universais, mas indicações úteis. Ela não tem a humildade de uma ciência, mas uma ambição em relevar conhecimento que possa ser útil para o trabalho do ator-bailarino. Ela não procura descobrir leis, mas estudar regras de comportamento” (BARBA, 1995, p.08).
É uma prática teatral na qual o ator enfrentaria a busca de sua própria identidade, que se manifestaria por meio do exercício de seu ofício. O Teatro Antropológico sub linharia a unicidade do indivíduo, ou do ator, por isso permitiria perceber a identidade de cada grupo e de cada horizonte histórico-cultural.
O Teatro Antropológico só será possível se o grupo faz de sua prática cotidiana um ponto de partida para uma viagem de prospecção pela história e pela cultura. Visa à percepção de polaridades, como nos diz Barba: “por um lado, a pergunta ‘quem sou eu’, como indivíduo de um determinado tempo e espaço; e por outro, a capacidade de intercambiar respostas profissionais, em relação a essa pergunta, com pessoas estranhas e longínquas no tempo e no espaço” (Barba, 1991, p. 189).
Antropologia seria o olhar que abriria a possibilidade de definição do próprio eixo do ator, sua prática como descobrimento pessoal e com exercício de encontro com o outro, como matriz do grupo. Neste exercício seria imperioso superar inseguranças e expor-se a uma confrontação, alcançar a mudança contínua das leis do teatro e respeitando a lei da vida.
Por meio deste princípio se indica um novo campo de pesquisa: o estudo do comportamento expressivo do ser humano em situação de representação organizada, e a busca de elementos compartilhados entre diversas referências culturais. 
 Eugenio Barba nasce em  Brindisi província na Alemanha  29 de outubro de 1936, é autor, pesquisador e diretor de teatro. Fundador e diretor do Odin Teatret, criador do conceito da Antropologia Teatral, fundador e diretor do Theatrum Mundi Ensemble.
Barba, por possuir um passaporte, algo ilegal a qualquer cidadão polonês de então, aproveita para disseminar o nome e obra de Grotowski pelo ocidente, viajando através de muitos países e escrevendo para muitas pessoas, inclusive sob pseudônimos, no intuito de despertar o interesse sobre o diretor polonês, e também para demonstrar ao governo que o trabalho desenvolvido por ele no Teatr Rzedow 13 (Teatro das 13 Fileiras) na cidade de Opole, estava sendo conhecido e apreciado por pessoas importantes do ocidente, a fim de proteger Grotowski e seu trabalho, que não era bem aceito pelas autoridades

FONTES DA WIKPÉDIA

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...