O PRONATEC E A CULTURA

Escola de Dança da FUNCEB abre inscrições para cursos de arte e cultura pelo PRONATEC 

Pelo segundo ano, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e a Escola da Dança, unidade do Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), estarão como ofertantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) do Ministério da Educação (MEC), numa ação conjunta com o Ministério da Cultura (MinC). Com quatro cursos (Assistente de Produção Cultural, Fotógrafo, Operador de Câmera e Editor de Vídeo) e um total de 100 vagas, profissionais relacionados aos campos da arte e da cultura terão oportunidade de qualificação de habilidades específicas, além da ampliação de conhecimentos gerais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no CFA, no Pelourinho, até 15 de julho, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas. 

08/07/2014

POESIAS NOS ÔNIBUS DE SALVADOR


 É comum hoje em dia você estar viajando nos ônibus da capital baiana e topar com um artista ou uma trupe de artistas declamando poesias ou fazendo apresentações diversas dentro dos ônibus que cruzam a cidade. Essa tradição até onde se tem informação, começou com os repentistas e alguns atores com outras modalidades artísticas por volta dos anos 80 ao anos 90, até mesmo já trazida de outros estados. Quando foi no final do ano de 2001 até o início do ano de 2002, os atores Artur Augusto e Naldão. Artes começou também a declamar cordéis nos "bulzão" da cidade. Esses dando uma pausa, e, retornaram a fazer o mesmo trabalho no ano de 2004 e depois no ano 2006, distribuindo a nossa literatura em vários percursos.


 Nos dias de hoje tem diversos artista fazendo esse mesmo trabalho tornando a capital da Bahia mais atraente, mais artística e mais divertidas para as travessias da cidade , apresentando tanto poesias como fazendo esquetes (pequenas peças) de ônibus. 
Esses artistas tornam muitom mais interessantes as viagens em Salvador, como, depoimento de pessoas do público que já disse descer mais distantes do seu ponto para ficar ouvindo e curtindo as apresentações que aparecem de vez em quando dentro dos ônibus.

"Adoro quando vc entra, ganho a viagem..."

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...