MORRO DO CHAPÉU 106 ANOS



   No dia 8 de agosta de 2015 a cidade Morro do Chapéu, uma das mais velhas da região, mãe da maioria das cidades circunvizinhas estará completando seus 106 anos de emancipação politica. A cidade é o berço da cultura em toda região com grande destaque em suas expressões artísticas culturais, exportadora de talentos (seus filhos que se preparam em suas expressões e vão trabalhar as mesma em outro municípios).


    Nesses 106 anos acontecerá diversas atrações entre mais ou menos 6 inaugurações de obras (apesar das criticas da população), mas, é o previsto pelo prefeito Cleová Barreto cuja gestão com o logon "Novos Tempos Dias Melhores", em fôlder da programação está previsto também em torno de 11 entre bandas e conjuntos musicais locais. provavelmente também grupos de dança, filarmônicas e demais expressões aqui não lembrada, mas todos da cidade.


 No entanto, o teatro que começou antes mesmo da emancipação, sendo essa uma das manifestações mais antigas do município, também exportadora de talentos entre eles instrutores, atores, figurinistas dramaturgias e tantos outros, quem virá representar teatralmente o centésimo sexto aniversário do município é o espetáculo "PALHAÇO NA ESTRADA" da FUNARTE. A Fundação Nacional de Artes é uma instituição governamental criada em 1975 em Brasilia com seu foco maior no Rio de Janeiro, no entanto, que ironia ao teatro morrense, onde no subtexto a cidade que a sua arte cênica brilhanta aniversário de outras cidades diversas em toda Bahia, é incapaz de representar-se com o seu teatro em seus próprios aniversários, e olha que o resumo do aniversário é: "Uma festa feita por nosso povo, para o nosso povo!".


 A emancipação de Morro do Chapéu se deu em 8 de agosto de 1909 pelo coronel Dias Coelho, antes desse tempo por volta do final do século XIX (1890 mais ou menos) já havia teatro na localidade que era ainda levada a categoria de vila, as peças vinham algumas em francês e aqui era traduzida para o português e hoje é esse o tratamento, e lembrando, não é por falta é por descuido. 

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...