SER BRASILEIRO

SER BRASILEIRO NADA MAIS É QUE SER COMPLETO DE COSTUMES, ARTES, ALEGRIAS, HUMANIDADE E ACIMA DE TUDO FIEL EM SI


Como ascensão do projeto "Solidariedade é o Caminho", surge o projeto dirigido pela professora Goreth "SER BRASILEIRO". O projeto vem com uma identidade totalmente do povo que é a raiz do brasileiro, com a expressões do índio, do negro, do mulato e todas as raças que compõe a miscigenação do Brasil, foi mostrado com arte e exibição de diversos costumes desse povo que nada mais é também da região da Chapada Diamantina.

Dentre essa mostra nessa data de 28 de agosto do deste ano, teve capoeira, dança afro, maculelê, hip hop com  grupo RAISES MORRENSE, dança indígena, palestras, stands expondo comidas, artesanatos e tantos outros que fizeram mais um dia de atração diferenciada na praça de Morro do Chapéu. Dessa vez os protagonistas do espetáculo foram os alunos do CEEP Jubilino e escolas da cidade de Jacobina, quem roubou a cena também foram os índios das cidades de Jacobina, Wagner e Utinga Bahia.


Foi comparecido no evento vários professores de diversas matéria disciplinar que entende que a arte realmente conta a identidade de um povo junto dela como sua cultura integra os valores que jamais devem ser perdidos, dentre os professore estava a professora e vereadora Sheila Cristina que fez um discurso sensato e coerente sobre sua identidade (indígena), ou brasileira como assim prefere chamar a professora Goreth. Sheila falou sobre a evolução nos costumes dos povos dos quilombos, aldeias e comunidades que antes não tinha segurança de se mostrar como tal e com eventos e projetos dessa natureza, hoje essas pessoas se veem seguras e de cabeça erguida mostrando quem ele ou ela realmente é por cima de qualquer barreira.












VINHO O NÉCTAR DOS DEUSES


 O vinho é uma das bebidas mais antigas do mundo. Sempre foi uma bebida mística, sagrada que vem desde os faraós no Egito, os romanos, os deuses do olimpo na antiga Grécia, nas índias até aos antigos médicos que receitavam acreditando com freqüentes provas que ele curava diversas doenças, cruzando toda a história das civilizações humana até hoje em dia é receitado pela medicina como uma bebida saudável que evita doenças, bebida essa que vem desde mais de 20 séculos A.C. É a bebida mais presentes em todas as religiões mesmo com suas divergências ideológicasO que se sabe é que o vinho tem diversas propriedades medicinais benéficas ao corpo como: 
  •  Flavonóides que são antioxidantes que protege as células dos radicais livres,
  • Glicose e frutose que são fontes de energia,
  • Vitaminas A propicia na retina dos olhos,
  • Vitamina C desenvolve os colágenos e fortalece os tecidos da pele
  • Complexo B que desenvolve o metabolismo, 
É diurético natural alem dos minerais:
  • Potássio que estimula os nervos
  • Cálcio fortalece os ossos
  • Magnésio regula a pressão sanguínea
  • Silício atua no colesterol,
  • Ferro facilita o transporte de oxigênio
  • Zinco fortalece o sistema imunológico
  • Cobre auxilia as reações enzimáticas e
  • Cromo que ajuda na utilização das glicoses.


 Portanto é justificável achar que o vinho é realmente o NÉCTAR DOS DEUSES, com tantas propriedades em uma só bebida natural. É perambulado entre o sagrado e o profano em quase todas as civilizações em seus rituais, é degustado entre os grandes intelectuais, é de grande aceitação entre a plebe e a nobreza. É uma bebida viva desde a fermentação do suco da uva ao ser degustado, ele molha o espírito aliviando as dores da alma, é misterioso, com seu sabor e aroma, exala os mais sutis contato com o espírito descarregando todas as tensões, não deixa duvidas nenhuma de que realmente é divino.


Porque é O NÉCTAR DOS DEUSES? Se observarmos Jesus Cristo o transformou da água em Canaã, era oferecida na antiga Roma pelas donzelas aos seus imperadores como a bebida consagrada pelo deus Baco, foi trabalhado e ensinado os segredos dele aos mortais pelo deus Dionísio na antiga Grécia, era a chave da liberdade consagrada pelo deus italiano Liber Parter (o pai da liberdade), era tomada como referencia e unção pelos faraós aos seus deuses no antigo Egito, em quase todo lugar do mundo o vinho é o protagonista dos rituais sagrados. Então juntando suas propriedades medicinais que são tantas e presente em quase todos os rituais no mundo, não deixa nenhuma duvida de que veio do seio dos deuses como o seu néctar.

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...