MEU BOI BUMBÁ COM OS RISOLETOS

MAIS UM GRANDE ESPETÁCULO! UMA BOA COMÉDIA COM O GRUPO DE ANIMAÇÃO TEATRAL OS RISOLETOS NOS DIAS 26 E 27 DESTE MÊS DE NOVEMBRO DE 2016 NO TEATRO ODILON COSTA ÁS 19 HORAS.

Essa grande comédia dessa vez interpretada pelo grupo OS RISOLETOS, foi uma proposta do grupo como finalização dos seus trabalhos teatrais, depois de fazer um grande recital que foi apresentado nas escolas locais e instituições o grupo optou por um trabalho para fechar o ano onde foi escolhido a comedia MEU BOI BUMBÁ.

A peça trata dos festejos do Bumba Meu Boi, foi escrita por Naldão e faz parte do folclore brasileiro especificamente do norte e nordeste. Será desenvolvida com crianças, pré adolescentes, adolescentes e adultos, fazendo uma misturas de músicas a maioria de autoria do próprio grupo.

HISTÓRIA DO BUMBA MEU BOI::
  A história do Bumba Meu Boi nasce no norte e nordeste do Brasil segundo alguns historiadores as margens do rio São Francisco e ou ficando mais próxima também do estado do Maranhão. Conta a história da mulher de um escravo chamado as vezes de Francisco atendido por Chico, sua esposa Catirina ou Catarina que teve o desejo de comer uma língua de boi e persuadiu seu marido de matar o boi de estimação do seu patrão, depois pegou as partes do boi e dividiu entre os outros escravos como uma forma de ocultar o feito. depois, o patrão veio procurar pelo boi sabendo do que foi feito, o patrão prometeu morte aos dois, ficando nervosos tentaram rever enganando pegaram o couro do boi e revestiram fazendo como forma de festa o retorno do boi.

 Outras versões é que o boi não foi dividido e depois do patrão chegar e prometer castigo severo, Chico e Catariana chamaram padres, pajés e entendidos religiosos para tentar ressuscitar o boi, e assim são diversas formas de se ver a história do Bumba Meu Boi. 

 Em cada parte do país, o boi tem um nome diferente: Boi-Bumbá no Amazonas e no Pará; Bumba-meu-boi no Maranhão; Boi Calemba no Rio Grande do Norte; Cavalo-Marinho na Paraíba; Bumba de reis ou Reis do boi no Espírito Santo; Boi Pintadinho no Rio de Janeiro; Boi mamão em Santa Catarina e boizinho da lua no Rio Grande do Sul.
ELENCO:

CATERINE - CATARINA

IZAEL - CHICO
ESTER - VAQUEIRA (NARRADORA)
EUNÍSIA - MÃE NEGA VEIA
STEFANY - PASTORA
JOSÉ - PAJÉ
SUAZANA - PRETINHA
CLARA - FIFI  
LAÍSSE - PATROA
BEATRIZ - MISSIONÁRIA E O BOI

TEXTO  E DIREÇÃO:
NALDÃO

PRODUÇÃO:
OS PAIS DO ELENCO

ILUMINAÇÃO:
JUCIANO (CIA DE TEATRO ENCENAÇÕES)   
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...