A HISTÓRIA DO CASAMENTO NA ROÇA


 O casamento caipira, ou casamentos na roça, é uma manifestação típica do nordeste brasileiro, que vem sátira do casamento tradicional consagrado pela igreja.

HISTÓRICO


O casamento tradicional atual surge na Europa por volta século X quando a igreja intervém no antigo casamento em que os homens poderiam fazer a bigamia ou até mesmo a poligamia. Nesse antigo casamento o homem teria um casamento consagrado com a esposa oficial e, poderia também ter as esposas concubinas, esse processo era chamado de os concubinatos.

 As esposas oficiais eram compradas com os dotes, servia para unir famílias que as vezes eram até inimigas, para garantir a paz, servia para garantir acordos de interesses financeiro, as esposas eram compradas com moveis, imóveis e até mesmo peças em ouro, fazendo uma mistura de sangue se tornando todos uma espécie de parentes, o que era chamado de consanguinidade.

Mas muitas vezes os homens principalmente os mais ricos tinham seus concubinatos que era uma espécie de casamento pelo sentimento, sem valor social, as esposas concubinas não tinham direitos nos bens da família, e quando tinham os filhos retomavam assim as vezes as mesmas confusões de antes com novo endereço.

Com isso a igreja intervém de forma cara e poderosa considerando os concubinatos pagãos. Ficando só os casamentos oficiais como sagrados, a igreja tinha uma boa parte desses dotes. Quanto maior o dote em que a igreja tinha um bom percentual do total bruto, ou seja de ambas famílias, mais sagrado era o casamento.

 Quem procurava o casamento para as esposa na maioria das vezes adolescente chamadas de debutantes, fase em que a mulher está mais bonita saindo da infância para a fase adulta, era os pais, os principais que criavam laços com as famílias de cavalheiros ricos e ou poderosos.

  No nordeste brasileiro no meio dos festejos juninos, os foliões fazem uma sátira desse processo sagrado no meio das quadrilhas juninas, quando acontece o casamento caipira, em que cada personagem deve ser berrante, grotesco, dentro dessa mesma estrutura do casamento oficial, os casamentos caipira se coloca todos os elementos sociais de uma casamento comum, mas cada personagem quanto mais esbanjado e rude melhor ainda, a ideia é fazer graça com todos os elementos inclusive as autoridades.  

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...