ECONOMIA SOLIDÁRIA


A Economia Solidária é uma forma de produção com foco no bem comum a todos, é uma forma de sustentabilidade que tem como objetivo integrar quem produz, quem vende, quem compra, quem troca, quem organiza e quem participa. A economia solidária não visa o capitalismo e sim o ser, é um alternativa de trabalho diferente, multidimensional, social compreendendo um estilo de pratica econômica através de associações, cooperativas e pessoas que participem com o foco de partilhar produções e saberes.
Foi com esse foco que o projeto "Ser Brasileiro" regido pela professora Goreth, fez um evento no CEEP Jubilino Cunegundes em Morro do Chapéu Bahia. Para o evento a professora Goreth convidou o pessoa que compões as diversas diretrizes do Território de Identidade da Chapada Diamantina. Os integrantes do Território vieram com o proposito de falar das políticas públicas do Território, que funcionam como alavanca de estímulo para quem produz na Chapada Diamantina.


O Centro Estadual de Educação Profissional Jubilino Cunegundes forma técnicos nas áreas de saúde, alimentação, agronegócio, meio ambiente e formação geral. Dentre essas formações os alunos mostraram cada qual fruto dos seus aprendizados na forma da economia solidária buscando com essa, alternativas de sustentabilidade, valorizando a cultura popular, a agricultura familiar, o artesanato,  culinárias típicas e os artefatos tradicionais.


Já á mais de 5 anos que o projeto Ser Brasileiro vem desenvolvendo um trabalho nos território da Chapada Diamantina e Piemonte da Chapada, integrando as Raças (índios, negros, brancos, ciganos, e todas as raças), os costumes e as economias costeiras de todas essas etnias.


No evento houve apresentações:
TEATRAIS - Com a Cia de Teatro Encenações
BANDA DE SANFONEIROS - Com alunos do próprio centro
 PALESTRAS - Com os diretores do Território da Chapada Diamantina
OFICINAS TEMÁTICAS - Com os diretores do Território da Chapada Diamantina
STANDS - Com as diversas produções sitadas (dentro das salas do centro)








DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...