NOSSA CULTURA E TRADIÇÃO

Depois de tanto sabemos que tradição faz a cultura e a cultura mantém a tradição, dando uma viagem pela internet desde a rede sociais até os sites, descobrimo pontos da nossa cultura brasileira que pouco ou jamais se procuraríamos. Por exemplo: 

O que quer dizer a Expressão UAI dos mineiro.
De onde vem o Oxente do baianos.
De onde veio a Cachaça e porque tem o nome de pinga e água ardente.


O UAI MINEIRO - Segundo a professora Dorália Galesso o UAI do mineiro vem de uma busca sua incansável nos antigos arquivo da Arqui Diocese Diamantina no estado de Minas Gerais, ela encontrou que; na época da inconfidência mineira os mais considerados subversivos dos inconfidentes criaram um grupo secreto com esconderijo e para entrar teria que bater três clássica maçônica na porta, quem estava dentro perguntava quem era e o de fora respondia a senha UAI que quer dizer União Amor e Independência, quando se encontravam nas ruas se cumprimentavam com UAI. Com o tempo pós término da inconfidência ficou a expressão, depois patrocinada pelo incentivo do ex-presidente Juscelino Kubitschek.


O OXENTE BAIANO - Segundo a etnolinguística Yeda Pessoa a expressão tão comum entre o povo da Bahia vem da força na pronuncia de "ou gente", ou, "ô gente", misturando a força da pronuncia com a força do fato no qual vai falar ô gente, acabou pronunciando o oxente. Oxe é uma abreviação de oxente, ambas são interjeições para vários sentido onde os principais são, negação e surpresa.




A CACHAÇA, PINGA E ÁGUA ARDENTE - Segundo historiadores quando foi por volta do seculo XVI, os escravos de uma fazenda famintos e com sono, deixaram uma grande porção de caldo de cana de açúcar azedar, o dono da fazenda fez eles beberem. com um tempo passou a ser comum acontecer tal processo que os escravos chamavam de "ACAGAÇA", com o passar do tempo e a confusão de pronuncia por conta de línguas diferentes chegou ao nome de CACHAÇA, por isso é genuinamente brasileira. Claro que escravos responsáveis por certa quantia de rapadura seriam castigado se não atingisse a meta deixando azedar o caldo. Um certo tempo uns escravos viram que azedou o caldo e o que ficou não daria a quantidade que deveria produzir, eles misturaram o caldo azedo com o bom e colocaram no fogo, a fumaça que evaporava condensava e pingava do teto da senzala já a cachaça, daí o nome de PINGA, quando escorria pela boca os escravos viram que ficavam alegre e aliviava a depressão de estar ali e começavam a cantar e dançar. Quando pingava nos ferimentos da chicotadas nas costas ardia, daí o nome "ÁGUA ARDENTE".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...