O QUE SIGNIFICA TEATRO?

   Se perguntarmos para alguém o que é teatro? Essa pessoa vai dizer que teatro é: um local onde acontece espetáculos teatrais, são apresentações artísticas de peças de teatro com histórias, enredos, performances, pode dizer que também que é um exageros de sentimento para convencer alguém "ele (a) está fazendo um teatro pra consegui o que quer". 

   Todo estão certos...

   Dentro de uma visão ampla teatro é considerado e significa muito mais que uma palavra, um substantivo, vai muito mais longe que isso.

  Primeiro: por que teatro em vez de uma palavra é um termo que tem dois significados: o primeiro vem do grego THEATRÓN que quer dizer para ser visto, para ser contemplado, esse é referente á um lugar para dar visão á multidão do objeto. Isso ocorreu na antiga Grécia quando a quantia das adorações do deus Dionísio começaram a crescer e precisava que todos vissem os coros, as interpretações ali mostradas, daí fazem na Acrópoles no monte do Thimelys em Atenas uma grande arque bancada denominada de orquestra, seria ali um local onde se apresentavam os atores ou o ator coreuta ou corifeu. Dessa forma os gregos conseguiram um meio de que todos vissem o que estava sendo apresentado com amplitude do que era mostrado ali para todos.

   Segundo: etimologicamente ou liturgicamente a palavra ou o termo teatro vem de THEAOMAY que também quer dizer para ver ou para ser visto. Mas, esse para ser visto é diferente, é o mesmo que olhar com atenção, sentir o que está sendo visto, contemplar fortemente, ser tocado na alma, experiência intensa, envolvente, inquiridora ao ponto de descobrir e sentir o significado mais profundo. Neste sentido é mais que um lugar ao público, mais que só veja o que está tendo ali, vai ao ponto de um êxtase espiritual dentro de uma envolvência conjunta entre tudo e todos. O teatro (para ser visto) no sentido theaomay acaba virando uma ambiguidade e um envolvimento entre o apresentador, o apresentado e o expectador, típico de cultos de adorações.

   Tudo isso veio em adoração ao deus Dionísio de entre os séculos VII á IV rolando até o século II antes da hera cristã na antiga Grécia. O que o povo mostrava e o outro via, sentia e se envolvia? As adorações ao deus ali naquele cortejo (O DITIRAMBO), quando mostravam sua cultura e costumes como: músicas, danças, histórias dos seus heróis (tragédias), as indumentária e em fim, uma porção de coisa daquela cultura local.

  Antes disso, ainda havia os mesmos signos em outros diversos cantos do mundo quando ainda os homens estavam em formação. No sentido do teatro theaomay os homens se expressavam na caça, no plantio, na morte, no nascimento, nas adorações ao inesplicado quando ainda mesmo éramos os homens das cavernas.


   Então em qualquer lugar do mundo diante esse notado dos gregos, existe o termo teatro de sua forma peculiar; em todo lugar que tem gente tem uma cultura, porque todo homem tem uma cultura seja ela qual for, essa cultura é de natureza de ser mostrada, sentida, apreciada, envolvente e encantadora para alguém. Assim, teatro é para todos como quase tudo que surgiu na antiga Grécia o berço do mundo: a política, a filosofia e diversos termos que até hoje usamos sem notar sua origem.

   O teatro significa tanto que o todos mostram, desde quanto o que tem de valor imaterial, sem se dar conta que isso é teatro, desde as nossas cantigas, danças, causos, costumes das senzalas, costumes dos índios, as adorações, as lendas, as piadas, as brincadeiras e em fim, todas as linguagens da nossa cultura brasileira, é o nosso teatro.

  Tudo isso é teatro no seu sentido mais puro, porque tudo isso é para ser visto tanto em um local que abrange muitos, em cortejo pelas comunidades, nas escolas, de geração para geração ou diretamente de uma para outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...