O QUE É UM LABORATÓRIO TEATRAL?


        Por que é chamado de laboratório? Porque realmente funciona igual um laboratório. É no laboratório que o teatrólogo seja ele ator, diretor, dramaturgo, produtor e demais, se orientam da melhor maneira e da forma mais científica no campo das artes cênicas.
O laboratório teatral acontece de diversas formas e em vários lugares um por vez ou em todos ao mesmo tempo, qualquer coisa de preparação que se faça no teatro geralmente é chamado de laboratório, esse termo foi difundido mais depois de Jerzy Grotowiski por conta do seu grupo que era chamado de teatro laboratório, e, o próprio criou uma pedagogia para o próprio grupo que ficou conhecida no mundo todo.

É no laboratório que o teatrólogo faz suas:

PESQUISAS
INVESTIGAÇÕES
EXPERIMENTOS

     No objetivo de transformar, elaborar, montar e descobrir da forma mais consciente e evolutiva possível. É no laboratório que tudo se muda ou, que tudo surge da forma mais qualitativa, com o auxilio dos questionários mágicos “ o que”, “por que” e “como”, são perguntas que impulsiona o fazer sem colocar limites pequenos na busca.

  O QUE – É relacionado ao que deve ser feito ou vai ser feito? Qual o objeto que quero desenvolver? Qual é a forma que ele se desenvolve? Qual a sua natureza? Então vamos buscar como realmente é esse objeto, o que é o eu trabalho a se desenvolver?.

PORQUE – É relacionado ao questionário do porque que é assim? Por que tem esses elementos? Por que não é diferente? Depois de descoberto tanto esses por quês como diversos outros que possam ser acrescentado, vem o próximo requisito: por que estou fazendo isso? Para que vai servir? Ou simplesmente se faz, desde que não saia do contexto da busca.

  COMO – Está relacionado ao como é feito? Como vou repassar isso para o espectador? Como cada pessoa vai compreender isso? O que devo fazer para sentir isso e passar o que senti para cada pessoa lá no público que vai ser pega de surpresa dentro desse assunto? Como é que desenvolve cada coisa? É nessa hora que entra as pesquisas, os experimentos e as investigações.

       Um laboratório bem feito coloca o artista de teatro numa dimensão diferenciada dentro das expectativas que ele nem se quer imaginava que seria tanto, por isso é chamado de laboratório. É realmente uma fonte de transformação e construção, é nele que tem os experimentos, as descobertas desenvolvendo as experiências com o conhecido e o desconhecido.
O laboratório é um só, mas se divide em varias partes, essa partes servem para não bagunçar as buscas, e o ator, diretor se ser mais especifico no que busca, entre essas partes as mais principais são:

  LABORATÓRIO DE PESQUISA – Com a pesquisa o teatrólogo busca o conhecimento das diversas faces da vida, do assunto e ou da questão que ele ou ela está trabalhando, a pesquisa não se resume só naquilo que está a procura, muita vezes um assunto puxa outro assunto que precisa ser sabido para que haja uma compreensão mais completa daquilo que a pessoa de teatro foi buscar, por exemplo, eu vou  fazer um laboratório de pesquisa sobre poesia, eu não fui só pesquisar poesia, eu fui fazer um laboratório de pesquisa sobre a poesia, então eu vou pesquisar como se escreve poesia e seus diversos estilo, vou ver desde sua história extensa como desde os menestréis europeus, os sonetos, suas mudanças ao longo do tempo, os autores poetas, os elementos que origina a poesia e que originam da poesia, onde eu posso ver poesia, como ator eu posso ver poesia numa criança, numa mãe que amamenta seu bebê, como eu posso passar essa poesia física para o espectador somente através do corpo. Então nesse caso eu comecei um laboratório de poesia para formação do meu trabalho como um teatrólogo.

  LABORATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO – Esse é dos laboratórios mais complexo para se compreender, primeiro porque pode se confundir com o laboratório de pesquisa e depois por onde começar a investigação do objeto em questão. O laboratório de investigação começa pela pesquisa mais depois ele vai para um campo mais direto e especifico. Por exemplo eu pesquisei toda a história e diversas formas de poesia, agora eu vou ver como é o comportamento dos poetas, como eles declamam, quais elementos cada um busca para sua escrita, do que realmente um poeta gosta para chegar á tal pensamento, vou entrar em contato conviver com ele pegar todos os seus trejeitos, gírias, buscar saber o que ele pensa para escrever tais poesias, o que tem nele que posso encontrar em mim. Depois dessa investigação eu começo a criar uma memória para minha personagem.

  LABORATÓRIO DE EXPERIMENTOS OU EXPERIMENTAL – Esse é o mais comum, é nele que se tem por costume a ideia que muitas vezes um alongamento de ginástica para começar um ensaio mais confortável já é um laboratório, de alguma forma é! Mas o laboratório experimental vai muito mais longe que isso. É nesse que vamos cuidar das quebras de pudores, dos desdobramentos corporais e psicológicos, é nesse que o ator soa a camisa, se estiver com camisa.

          O experimental geralmente é feito em ambiente fechado em que só deve está presente pessoas do fazer teatral, é nele que são elaborados os exercícios que desafia os atores dentro das suas diversas situações, mexendo muitas vezes até mesmo no seu íntimo, com coisas que desfia suas crenças, seus bloqueios, seus lixos psicológicos. No laboratório experimental o ator sofre uma catarse, ou seja, uma purificação pelas de diversas quebras de barreiras sociais que lhe foram impostas até ele chegar até ali e se deparar com cada uma delas, depois dessa catarse ele começa a se esvaziar para caber o novo, é quando ele começa a morrer e nascer de novo dando sentido ao termo nascido pela segunda vez, 
DIONÍSIO.

       É nesse sentido que o laboratório experimental vai de uma fase mais leve com exercícios físicos de entretenimento até a mais pesada com os desdobramentos físicos e psicológicos. Os desdobramentos são atividades que eleva uma carga até o limite das resistências tanto físicas quanto psicológicas, leva o ator a exaustão da atividade, durante ou depois dessa exaustão ele vai encontrar um canal de energia transformadora em que ficará alheio ao mudo do consciente total, dentro desse estado o ator se encontrará com si mesmo sem qualquer mascara social, onde devido o estado de não resistência todos os seus pudores, conceitos, preceitos estarão esquecido, aberto para qualquer ação sem resistência alguma, por isso é chamado de desdobramento.


        Para um ator chegar a essa fase do laboratório experimental, ele precisa já ter um tempo como ator, deve já ter passado por outras iniciações em que vai lhe preparando á tal condição de experimento, é uma coisa que não funciona com ansiedade, sua má pratica pode causar danos, um desdobramento dentro do tempo errado com um indivíduo de acordo com o seu psicológico pode causar trauma ao em vez de benefícios. Por isso se deve ter responsabilidade dentro do que se faz.


DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...