MEU BOI BUMBÁ NO FOLCLORE

O FOLCLORE é um conhecimento popular de um povo trazido das duas palavras folk = povo e lore = conhecimento por Willian John Thoms, se refere a tudo que faz parte de um povo de uma região ou país, desde suas práticas, trabalhos, danças, artesanatos, artes, manifestações, lendas, histórias, mitos, costumes, linguagens e muitos mais.

O Brasil é um país de um folclore muito rico, se somar todas regiões que no Brasil tem daria folclore para mais de cem outras nações, devido que cada estado tem uma gama de tradições e peculiaridades muito grande. 

Em meio essa tradicionalidade temos os festejos do BOI BUMBÁ, festejo esse que cada região e estado brasileiro faz de forma diferente. Foi assim que o grupo de de Animação Teatral OS RISOLETOS apresentou mais uma vez MEU BOI BUMBÁ, na linguagem do teatro de arena, a peça foi apresentada no Colégio Nossa Senhora da Graça para o público infantil. Geralmente as escola faz como comemoração a Semana do Folclore, dessa forma não tem um dia específico para ser o dia, isso serve como uma forma de valorização.

Essa apresentação OS RISOLETOS combinou o rodar o chapéu já que a peça foi como peça de rua, na verdade "Rodou o Boi" (uma pequena maquete de um Boi Bumbá feita pela escola), na organização da professora Andreia, quem fez o convite para assim melhorar a emoção e o entusiasmo no conhecimento de seus alunos como da escola toda. Dessa forma foi apresentada na condição de que cada aluno contribuísse com sua parte para ver a peça como pôde e achou melhor.


Os festejos dos BOIS BUMBÁs são de uma tradicionalidade riquíssima, que o grupo vem resgatando em Morro do Chapéu Bahia. O RISOLETOS é um grupo que tem a principal característica do palhaço, mas sempre sai desse tema e faz o teatro com outros gêneros. Os bois tem nome diferentes em cada estado a maioria dos nomes são TROVÃO (nome pelo qual os RISOLETOS apresentam), MIMOSO, BOI DA LUA, BOITATÁ e outros tantos nomes de uma mesma manifestação, sendo cada uma dessa um folclore diferente.


O folclore brasileiro foi decretado como lei no ano de 1965 no dia 17 de agosto pelo congresso nacional que através da lei de nº 56 747 foi escolhido como o dia do folclore brasileiro 22 de agosto. O dia ficou sendo lembrado em todo o território nacional e principalmente nas escolas que passam a importância da data que figura a identidade e cara do Brasil para as novas gerações.

POESIA DE UM PALHAÇO


Sou, claro, sou palhaço sim.
O palhaço recebeu de deus o dom de fazer rir
E tenho orgulho de ser chamado assim
Mesmo o momento não sendo esse para ti


A pureza de um palhaço
E o seu jeitão desajeitado
São as nossas fraquezas internas
Que escondemos amedrontados

Até mesmo uma virtude mal acabada
Que um palhaço se glorifica quando consegue
Quem na vida não já foi assim uma vez
Mas não queremos que ninguém enxergue

Dentro do palhaço trago tudo isso átona
Exponho o que é ridículo dentro do meu eu
Para que eu cresça sabendo que o meu ser
Ainda está em acabamento, assim com o seu.

O palhaço é a energia que ascende
Ou ajuda descobrir a luz da tua alma
Que outrora foi apagada pela mascaras
Que lhe ensinou que o erro traz trauma

Então é melhor esconder os erros
E continuar com o erro da vida acuada
Que julga tantos nos tormentos
Na tristeza da felicidade enforcada

O palhaço lhe faz esquecer os problemas
Esquecer os arquétipos da beleza
Leva-lhe de encontro ao seu interior
Lhe levita na mais sagrada pureza

No riso espontâneo de uma criança
Na espontânea gargalhada do adulto
Que esquece essas enfermas máscaras
Então o palhaço, não merece ser insulto.

Na hora de insultar o idiota ou o bandido
O criminoso, o corrupto que lhe pegou num laço.
Você pode chamar de qualquer coisa
Mas por favor, nunca chame de palhaço.

NALDÃO . ARTES

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...