O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA AGORA É FERIADO

CCJ aprova feriado nacional no Dia da Consciência Negra

Reunião Ordinária. Dep. Chico Alencar (PSOL-RJ)Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados
O relator, Chico Alencar, recomendou a aprovação da proposta
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou o Projeto de Lei 296/15, do deputado Valmir Assunção (PT-BA), que transforma o Dia Nacional da Consciência Negra – comemorado em 20 de novembro – em feriado em todo o País.
O autor ressalta que 20 de novembro é a data da morte de Zumbi dos Palmares, líder da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial, e representa, no plano simbólico, a herança histórica da população negra no processo de libertação e de luta por direitos violados.
O parecer do relator, deputado Chico Alencar (Psol-RJ), foi pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa do projeto e do substitutivo da Comissão de Cultura. Em vez de criar uma nova lei, o substitutivo modifica a Lei 662/49, que define os feriados nacionais.


“A data escolhida procura homenagear uma figura histórica de extrema importância e que denota a necessidade de pluralizarmos nossos heróis nacionais”, afirmou Alencar. “A luta de Zumbi de Palmares é uma das mais relevantes da história de nossas repúblicas, cabendo a exposição e festejo desse símbolo das lutas e ganhos da população negra de nosso País”, completou.

Ele destaca que estados e municípios aprovaram leis com a homenagem e fixação de feriado, como as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Cuiabá. “Cabe agora à União reconhecer essa data”, concluiu.
Tramitação
O projeto foi aprovado pela Comissão de Cultura, mas rejeitado na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviço. Agora segue para análise do Plenário da Câmara.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

Reportagem - Lara Haje

Edição - Marcia Becker



A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias
http://goo.gl/pfzWE1

VII CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE UTINGA BAHIA

Do dia 29 de setembro ao dia 01 de outubro a cidade de Utinga Bahia esteve em festa teatral. Foi realizada a sua sétima Caravana Teatro Itinerante com grande sucesso. O evento é o vigésimo quarto da organização.

A PROGRAMAÇÃO:
Com a mesma programação de atividades que as caravanas sempre tem dessa vez a Caravana em Utinga foi completa de tudo um pouco da seguinte forma:

NA SEXTA DIA 29

  • Abertura Oficial do evento com os donos da casa 
  
  • Apresentações locais de dança, poesias e peças teatrais.
 SÁBADO DIA 30 

  • Recepção dos Grupos das Outras Cidades (foram em torno de onze grupo de oito cidades)

  • DITIRAMBO MODERNO (com um belíssimo cortejo pelas ruas da cidade e apresentações de gags de palhaços e poesia na praça)

  • Oficinas Teatrais (com Cássio Jack)

  • Apresentações no Centro Cultural da Cidade.
 DOMINGO DIA 01 - 

  • Reunião com os diretores dos grupos que formam a COC Comissão Organizadora das Caravanas e os que formam a RCCB Rede Cênica e Cultural da Bahia.


AS APRESENTAÇÕES:
Na Caravana esteve presentes nove cidades e quatorze grupos das cidades de Andaraí, Bonito, Iraquara, Lençóis, Macajuba, Morro do Chapéu, Seabra, Souto Soares, Wagner e a anfitriã Utinga, todas dos estado da Bahia e do Território de Identidade Chapada Diamantina. Foram diversos espetáculos entre teatro, dança, poesia e música.

DOMINGO DIA 01
  • Reunião com os diretores de grupos que forma a COC (Comissão Organizadora das Caravanas) e que formam a RCCB (Rede Cênica e Cultural da Bahia).
ACOC - 
  • Entre as pautas fez a leitura e aprovação do regulamento, sendo esse válido como norteador das caravanas a partir do dia 01 de outubro de 2017;
  • Decidiu que a partir do ENARTE será cobrado uma taxa simbólica para os grupo que irão se apresentar para que comece a recardar fundo para a estrutura das caravanas; 
  • Decidiu que o Ditirambo Moderno seja temático, ou seja, levando um tema teatral para o cortejo.
  • Decidiu que deve ser elaborado um projeto para que as cidade que organizam a caravana tenham um documento para apresentar aos patrocinadores.
  • Decidiu que as oficinas devem ter um tema e uma metodologia antecipada para que seja divulgada antes junto a programação;
  • Decidiu que deverá haver um certificado padronizado para cada oficina e a participação dos membros.
  • Fez alteração na diretoria colocando a pessoa do senhor Josevan Conceição Lopes como coordenador executivo, movendo a senhora Josete Alves para coordenadora de projetos e demandas e suprimindo o senhor Jilmar das Neves da coordenadoria de projetos. Dessa forma a COC ficou composta da seguinte forma:
COORDENADOR GERAL - Francisnaldo S. Souza (NALDÃO)
COORDENADOR ADMINISTRATIVO - Josevan Lopes
COORDENADOR FINANCEIRO - Marlon Novais
COORDENADOR DE PROJETOS - Josete Alves
COORDENADOR DE MARKETING - Cássio Jackson

Todas as decisões da COC irão ser praticada de forma pré operatória no XII ENARTE que acontecerá no próximo mês de novembro como rege a programação.

PARA VER AS FOTOS DO EVENTO CLICK AQUI

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...