FINALISTA DO PRÊMIO ITAÚ UNICEF LAMPARINAS DO SERTÃO



LAMPARINAS DO SERTÃO, finalista do Prêmio Itaú UNICEF 2017, em sua 12ª Edição.

O Grupo Cultural LAMPARINAS DO SERTÃO tem a satisfação em divulgar que o projeto "SER TÃO CÊNICO: O artista nasce na escola" é um dos 96 finalistas do Prêmio Itaú Unicef, entre mais de 1.600 projetos candidatos. A Bahia tem mais 2 projetos finalistas, além do Projeto do Lamparinas.
O Lamparinas do Sertão concorre nacionalmente por sua parceria cultural e educativa com a Escola Municipal de 1º Grau de Lagoa da Boa Vista, através de oficinas de teatro e incentivo a leitura para crianças entre 8 e 12 anos.
As oficinas do referido projeto foram pensadas, planejadas e aplicadas com o intuito de possibilitar o desenvolvimento criativo e motriz por meio de momentos de pintura e maquiagem, confecção de máscaras, desenho e confecção cenário e figurino, criação coletiva e encenação de textos teatrais. Momentos esses, diretamente estimulam a sensibilidade aos sentimentos e expressões, às causas sociais como organizar e expressar suas ideias e opiniões, o falar em público com firmeza e propriedade. 
Diante disso, vale ressaltar o caso da aluna Tamara Kauanny, que chegou ao programa com muitas dificuldades e receios em participar dos momentos propostos, isso devido à extrema timidez. Um momento envolvendo tal aluna e que vale ser lembrado, ocorreu um ano antes do início do Mais Cultura, no Festival de Música - evento organizado anualmente pela escola parceira - no qual, devido ao nervosismo, a discente não conseguiu cantar a canção que havia preparado, demonstrando-se muito frustrada diante da situação. Contudo, ao ser inserida no projeto "Ser tão cênico: o artista nasce na escola" conseguimos observar e avaliar uma evolução contínua com o passar das aulas, uma vez que a passou a participar efetivamente dos momentos, tanto que se saiu muito bem no teste de escolha dos personagens para o espetáculo "Feiurinha, minha flor", com a personagem Cinderela Encantado, uma das princesas. Diante disso, esse foi considerado por toda equipe de execução do projeto, um caso de muito sucesso. Ao fim da estreia do espetáculo, a aluna, juntamente com toda família, em especial a mãe se demonstraram claramente emocionadas e satisfeitas com o resultado. 
Atualmente, o empoderamento de Tamara Kauanny, se firma cada vez mais, já que ela se tornou um dos membros da Associação Comunitária Grupo Cultural Lamparinas do Sertão e tem se demonstrado assídua e participativa.
A festa de premiação foi nesse dia, 14/11/2017, em Recife-PE.


FONTE DE: RÔMULO LOPES

IV BATIZADO E TROCA DE CORDAS MORRO DO CHAPÉU

O grupo de capoeira Raízes Baianas de Morro do Chapéu sob o comando do professor Gonçalo "Anjo Guerreiro", estará realizando mais um evento do seu Batizado e troca de Cordas  de capoeira sob a inspeção do mestre Mario Guaraná.


O evento esse ano vai ser no período de três dias começando na sexta feira dia 24 e vai até o domingo dia 26 novembro como comemoração do dia da consciência negra, com a seguinte programação:

SEXTA DIA 24:

  •  BERIMBALADA - Cortejo pelas ruas da cidade saindo da FAAASCIBA em direção a praça Augusto Públio (praça da Minerva).
  • DANÇA - Na praça Augusto Públio com os grupos New dance, Meu Swingão e Hip Funk.
  • AULÃO DE CAPOEIRA - No mercado Cultura, logo em seguida roda de capoeira.
SÁBADO DIA 25:

  •  LEVADA DE PERCUSSÃO - Pelas ruas da cidades com alunos das escola municipais.
  • DANÇA - Hip Funk e Maicon Barreto
  • RODA DE CAPOEIRA - Com cidades convidadas e as comunidades rurais de Morro do Chapéu.
DOMINGO DIA 26:

  • CAFÉ DA MANHÃ - Para os convidados de fora da sede cidade
  • RODA DE ALUNOS - Oportunidade dos alunos de todas as cidades jogarem capoeira
  • RODA DE MESTRES E GRADUADOS - Como forma de exibição de capoeira com os mestres, contra mestres, professores, formados e instrutores
  • BATIZADO - Início do batizado e a troca de cordas com os alunos das Raízes Baianas
  • ENCERRAMENTO - Com um almoço para todos os convidados encerrando o evento.
O evento teve o apoio da FAAASCIBA, RÁDIO DIAMANTINA E LIONS CLUBE DE MORRO DO CHAPÉU.

COMPAREÇA E PRESTIGIE A NOSSA IDENTIDADE


DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...