OBRIGADO PELA SUA VISITA ESTEJA SEMPRE AVONTAE

TRADUÇÕES

REPOTAGENS

Loading...

PESQUISE NO BLOGGER

Carregando...

quinta-feira, 9 de junho de 2011

RESGATANDO VALORES

PROJETO RESGATANDO VALORES

O Projeto Resgatando Valores foi criado em Morro do Chapéu na secretaria de educação do município,
o projeto vem realisando diversas ações que resgata os valores artísticos, culturais, morais e sociais que são ferramnetas fundamentais na construção de uma sociedade mais envolvente, além de fortalecer a memória de um povo.

No ano passado o projeto finalisou 2010 com o musical teatro de rua ALTO DE NATAL,
que é um texto escrito por Marcos Bagano como teatro de caixa, foi adapitado para rua por Naldão e coreografado por Daniel Maia.

  Na culminância foram varias apresentações pelos bairros e ruas do município chegando a um total de 12 apresentações inclusive nos distritos de Lagoa Nova e Duas Barras.
O elenco do alto de natal foi formado pelos alunos das escolas municipais e participação de alunos da rede estadual, os alunos foram:
Daniel silva, Daniele Silva, Elizane, Fabrícia Santos, Juciano Teles, Mácia Lúcia, Maciele, Macilene, Mácio Sena,  Marlene, Niédina, Rodirgo Lima, Tatiane Fitas, além da participação constante da secretária municipal de educação Deuraci Rocha.
PSICOMOTRICIDADE
Nesse ano de 2011 o PROJETO RESGATANDO VALORES, concluiu na sede do município as oficinas de PSICO MOTRICIDADE como foramção de professores, para serem usadas como atividades em salas de aula  ou como o recreio digido, onde engrandeceu bastante o auto estima dos professores em relação ao ensino.
 A PSICOMOTRICIDA é feita com varios jogos recreativos que trabalhe a liguágem e a numeralização, tendo em vista que no caso do RESGATANDO VALORES, foram usados materiais reciclados para tercer os utensilios que necessitam nos jogos.
Os jogos usdaos são as vezes os mesmos jogos tradicionais, mas, com regras mudadas para se adequar aos meios pedagógicos.

 Apos cada jogo ou atividade da oficina, é feita uma auto análiza do jogo recempraticado, oque ele tem para o melhoramento de cada pessoa ou aluno, o que de educativo está se aproveitando dele em todos os aspectos físico, moral, social, educacional afeto, pessoal etc.
 Nela também é aproveitada de forma dirigida e prazerosa as brincadeiras antigas, que é uma cultura que está se perdendo com a injecão dos meios informáticos, onde estudos já comprovam, que nossas crianças vem cada vez mais ficando frágeis por uma inatividade prolonganda todos dias na frente de computadores, videogames e outros. Aqui a criança pode correr, pular, interagir com outras criança corpo a corpo, além disso, PSICOMOTRICIDADE é desportiva.
 Na foto ao lado é um dos exempols de jogos feitos com baixos custos e que traz até maior interesse de serem usados, por serem feitos pelos próprios alunos










CIRCO ITINERANTE
 A proxima ação do RESGATANDO VALORES será o CIRCO ITINERANTE, que aocntecerá em todo o munípio de Morro do Chapéu, juntando todas as localidades.
 O CIRCO ITINERANTE, é uma ação do projeto onde toda escola participante montará uma apresentação artística referente ao circo, as ecolas   contam o apoio técnico dos professores de teatro e dança, com as instruções todas voltadas para o circo e baseadas na PSICOMOTRICIDADE, que ja foi iniciada nas escolas que lhe foi apresentada a proposta do  CIRCO ITINERANTE.
 A PSICOMOTRICIDADE NAS LOCALIDADES INICIANDO A PROPOSTA DO CIRCO ITINERANTE


 teatroderua
 O CIRCO ITINERANTE é uma ação educacional, artístico e cultural, que vem aproveitar o que o aluno ou pessoa de cada comunidade, tem como dote artístico e cultural, e busca também despertar o interesse pela arte em cada criança, adolescente e pessoas que não tem oportunidade ou acesso, levando lazer para o aprendizado e entusiasmo para os alunos e famílias nos bairros, distritos, povoados e demais localidades do município. 






    OBJETIVO

 O objetivo é integrar, incentivar e socializar todas as escolas e alunos das mesmas em um só mundo artístico educacional, dando á esses, a 
oportunidade de mostrar para sociedade a sua capacidade que cada um tem com a sua metodologia, e fazendo um auto diagnostico para a sua melhoria.






O encontro está estruturado a partir de dois eixos: articulação e colaboração regional. A partir desses eixos acontecerão sessões de trabalho sobre contexto de cada escola. Articulação entre espaço; Mobilidade e criação do que vai ser apresentado.

 Pretendemos agregar no evento gestores da Sociedade Civil e jurídica, que trabalham diretamente ou indiretamente com a comunidade numa expectativa de apoio dos distritos e demais segmentos sociais.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE! OBRIGADO POR NOS VISITAR

27 DE MARÇO DIA INTERNACIONAL DO TEATRO E DO CIRCO

No dia 27 de março é comemorado o Dia nacional do Circo em homenagem ao palhaço brasileiro Picolin, nascido no dia 27 de março 1897 em Ribeirão Preto interior de São Paulo. Picolin foi considerado um dos maiores palhaço do seu tempo pelas habilidades, ginástica, equilibrismo e suas improvisações cômicas com números que encantavam todos que o assistia.
O circo é uma companhia itinerante que reúne artistas de várias modalidades, malabaristas, contorcionistas, equilibrista, ilusionistas, palhaços, músicos, dançarinos e muito outros. Historicamente o circo surge na China quando artistas divertiam a monarquia chinesa com contorcionismo, malabarismo, equilibrismo e outros trazidos das artes marciais representando os guerreiros. Posteriormente serviu para animar e mostrar para os estrangeiros a cultura chinesa.

NALDÃO


Claro que não devemos esquecer que nesse mesmo dia 27 de março é comemorado também o Dia Internacional do Teatro criado pelo (ITI) Instituto Internacional do Teatro no ano 1967 em Paris na França.

O teatro ocidental surge nos cultos e ritos em comemoração aos deuses, mais especificamente Dionísio na Grécia e Baco em Roma á milhares de anos. De lá pra cá, o teatro ja foi perseguido em alguns lugares, em outros foi e é terapia, em mais outros grito de revolução, em mais outros e assim até hoje é a escola da identidade de qualquer povo e fazer história. No Brasil o dia vai ser comemorado em vários estados com muitas apresentações de peças, palhaçarias, recitais, músicas palestras e outros.



Postagens Populares