APRESENTAÇÃO
Fontes do Facebook
@gilbertomoraispsicologo Gratidão pela confiança e participação junto aos @bardos.baianos @cogito.editora
Gratidão @ivandealmeida.oficial
O projeto Arte da Escuta - Plantão Psicológico Online para Artistas, foi desenvolvido pelo psicólogo Gilberto Morais, profissional que tem por missão democratizar a psicologia. O projeto visa disponibilizar atendimento, online, promovendo um ambiente de acolhimento e a escuta sensível para a classe artística, que, necessite de uma atenção pontual em seu sofrimento psicológico.
O plantão psicológico baseia-se no modelo de aconselhamento psicológico proposto por Carl Rogers. Partindo desde pressuposto, Rogers, a partir de sua prática, dar início a questionar este modelo de aconselhamento, e, trás mudanças de perspectiva, passando a dar importância a subjetividade do cliente e não da demanda problema que existe, à relação e não ao instrumental de avaliação, ao processo ao invés do resultado (REBOUÇAS SOUZA S. M.; ,DUTRA, 2010).
As pessoas que buscarão o atendimento, a priori pensadas, estão direta e indiretamente relacionados à arte. Considerando que, muitas vezes, essas pessoas são profissionais, responsáveis por promover lazer e bem-estar a outras pessoas, e, que, frequentemente ficam solitárias em suas próprias dores, assim como no esquecimento dessa mesma responsabilidade (lazer e bem-estar).
A proposta do plantão psicológico visa possibilitar aos profissionais relacionados à arte, uma reflexão, apropriação e desenvolvimento de uma autopercepção positiva a fim de que sua responsabilidade seja mais consolidada, ao mesmo tempo, em que seja mais reconhecida e valorizada, garantindo ao profissional maior empoderamento (REBOUÇAS SOUZA S. M.; DUTRA, 2010).
Através de atendimento online, virtual – ao vivo – os clientes/artistas irão buscar, de acordo com seu sofrimento emergencial, o plantão psicológico. Vale salientar que esta atividade não se configura como psicoterapia e sim como espaço de acolhimento.
*SERVIÇO SOCIAL - METÓDO*
Os clientes/artistas que são trabalhadores e trabalhadoras do campo cultural, poderão acessar o serviço de acolhimento do Plantão Psicológico, através de contato telefônico pelo aplicativo *WhatsApp Busines (73) 99155-4337 através do link* https://linktr.ee/GilbertoMorais. Em seguida o mesmo será destinado à sala de atendimento nas plataformas virtuais do Zoom ou Googlemeet de acordo com datas e horários fixos dos profissionais da psicologia que divulgarão nas redes sociais nos 27 territórios de identidade da Bahia.
RESPONSÁVEL TÉCNICO DO PROJETO
Gilberto Morais – CRP 03/21983
psicologogilbertomorais@gmail.com