BIBLIOTECA ESTAÇÃO DAS LETRAS




Nesse dia19 de maio do ano em curso, a cidade de Itaetê comemorou pela segunda vez o aniversário com semana cultural da seu biblioteca municipal, a Biblioteca Municipal Estação das Letras.

A biblioteca tem 16 anos de existência e sua instalagem é na antiga estação ferroviária da linha que se limitava na cidade. O ramal de Itaetê era o fim da linha de Queimadinha da então linha Estação da Férrea da Bahia, que atingiu a estação Bandeira de Melo e só em 1923 que chegou em Itataetê. Em 1975 foi suprimida pela RFFSA.

No ano de 2002 mais preciso no dia 19 de maio, foi inaugurada a biblioteca municipal no antigo prédio da estação férrea, levando o nome sugestivo de BIBLIOTECA ESTAÇÃO DAS LETRAS. Nesse dia de 19 de maio de 2018 foi comemorada seu décimo sexto aniversário com a segunda Semana Cultural da Biblioteca, organizado por Lisias Azevedo tendo oficinas de acervo digital por Cris Alves do ITEIA, oficina de cordel por Naldão (ENCENAÇÕES), apresentação cultural das escolas municipais, apresentação de cordel com Naldão, apresentação do tema revitalização das vias férreas por Gilson do VER DE TREM, palestra com o poeta Edilson Rodrigues o VELHO VIAJANTE além de outras manifestações locais.
 
Foram diversos desenvolvido por essa equipe presente em Itaetê, convidada pela grande ativista cultural da cidade, a guerreira LISIAS AZEVEDO com a companhia do grande VELHO VIAJANTE O POETA, foram conversas sobre o desenvolvimento turístico e cultural da cidade, visita e analise da feira livre da cidade, contato com artesãos e vários outros desenvolvidos.


 
 O Projeto Ver de Trem /Movimento Trem de ferro e o Grupo Ecológico-Germen uniram-se para a concretização da histórica viagem de trem de Salvador ao Rio de Janeiro para a ECO 92 (Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento ) num trabalho de revitalização dos trens de passageiros nas ferrovias brasileiras. da cidade de Salvador já nao partem mais trens para outras cidades. A malha feroviária brasileira, apesar de ligar o país de norte ao sul, está hoje praticamente disponível apenas para trasporte de cargas. Em Outubro de 1991 lançamos uma campanha que visava uma viagem de trem de Salvador ao Rio de Janeiro, com objetivo de conduzir parte da delegação baiana para a Rio 92, por entender ser o Trem o meio de transporte mais economico,ecologico e seguro. Apesar do descrédito inicial, a idéia tomou corpo e hoje é fato consumado: um grupo de 95 pessoas,entre ambientalistas,ferroviários,especialistas,imprensa e artistas chegaram ao Rio de Janeiro numa Histórica viagem, com características inéditas e de amplo efeito social.  

Conheça o projeto ITEIA

O iTEIA é uma Rede Independente de Cultura e Cidadania, idealizada pelo Instituto InterCidadania (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e desenvolvida em parceria com patrocinadores e organizações governamentais e não governamentais, em sintonia com o Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura. É um arrojado sistema on-line de gerenciamento, difusão e intercâmbio de conteúdos culturais digitalizados, com amplo suporte tecnológico e integrado com outras redes digitais e não digitais. A idéia é servir de base de interligação com outros projetos com objetivos similares, formando uma Teia de interação cultural na internet.

FIM DE SEMANA DE GRANDE PRODUÇÃO DO ENCENAÇÕES

NESSE FIM DE SEMANA DIAS 18 E 19 DESTE MÊS DE MARÇO O GRUPO ENCENAÇÕES TEVE UMA GRANDE SEMANA DE ATIVIDADES CULTURAIS EM TRÊS CIDADES, SENDO ASSIM O GRUPO TENDO PARTICIPAÇÃO DE MORRO DO CHAPÉU PARA:

AMÉRICA DOURADA BAHIA - Grande manifestação em prol do combate a exploração sexual contra crianças e adolescentes, organizada pela secretaria municipal de educação da cidade, levando a arte como linguagem de informação e envolvimento no cortejo pelas ruas de toda comunidade.

O Grupo Encenações se apresentou com pernas de pau, fazendo o entretenimento e chamando atenção da cidade para que todos acordem contra esse mal que assola no mundo todo, e que só depende de cada um está fazendo a sua parte todos os dias em defesas de meninas e meninos indefesos nas garras de adultos irresponsáveis e bandidos.

VER AS FOTOS DO EVENTO

CAFARNAUM BAHIA - Da mesma forma o grupo esteve presente na manifestação da mesma causa, também com os pernas de pau, organizado pelo CRAS  e pelo CREAS com a participação das secretarias diversas e as escolas do município.

VER AS FOTOS DO EVENTO

ITAETÊ - Em Itaetê esteve presente com a manifestação poética brasileira, a literatura de cordel no aniversário da biblioteca municipal ESTAÇÃO DAS LETRAS. o evento foi na segunda semana cultural da biblioteca e organizado por LISIAS AZEVEDO onde ouve diversas atrações culturais e estruturantes sociais. CLICK NA IMAGEM
https://encenacoesteatro.blogspot.com.br/2018/05/biblioteca-estacao-das-letras.html

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...