CULTURA DO VOTO NO BRASIL

Bom dia!

Estamos vivendo mais um período eleitoral brasileiro, eleições para os prefeitáveis e vereáveis. Teoricamente nesse período o povo brasileiro exerce a sua cidadania e escolhe seus governantes para lhes dirigir por quatro anos, nessa direção, seria os governantes se esforçarem, trabalhar para conseguir projetos de desenvolvimento em que atenda os anseios da qualidade de vida do seu povo que o escolheu, mas será que realmente é isso que acontece? Quem é o principal negador desse processo? Qual processo foi criado que não deixa com o que esse que é teoricamente tão bom e bonito não acontecer? São os governantes ou o próprio povo que mantém?

Bem, o que sabemos é que culturalmente o processo no momento atual é uma mão de duas vias, o povo vende a sua escolha por micharia, o político compra por que acha quem vende terminando num comércio ilegal para a escolha do futuro. Nesse processo que substitui a responsabilidade da teoria de governar, quem fica mais prejudicado é o próprio povo, e consequentemente é o que reclama do processo que ele mesmo pratica, por terminar na desvantagem. Quem não já ouviu falar que o Brasil é um país rico? Para onde vai essa riqueza? Costuma se responder que vai para cobrir as despesas das compras de votos, mais do que lógico, é esse processo toda a base da corrupção de todas as esferas de governo desde os municípios á federação. E o povo reclama...


Um outro problema é que depois de tanto ser se autocolocado como os donos do povo, muitos políticos se comportam de forma autoritária, muitas vezes opressora o que favorece dentro do seu ego que realmente todos os recursos financeiros e os poderes são seus. E ainda vem as pessoas que já nascem dentro desse processo e ver essa qualidade de político como os seus ídolos, se submetendo moralmente e são tocadas como rebanho por esses, processo herdado da era das capitanias e modelado na criação da república pelos antigos coronéis, além do povo os defenderem como se tivesse torcendo como torcem esportivamente para seus clubes de futebol, defendem como defendem suas religiões, artistas e etc. Sem ao menos procurar ver os históricos escandalosos, absurdos que esses supostos ídolos recentemente cometeram.


 Essa cultura é a que se chama de câncer que provoca o atraso do progresso, por simplesmente diante a covardia do povo que vende o voto vendo a vantagem de momento, da covardia do político que compra vendo a probabilidade de se tornar rico e poderoso, assim, ficam todos de memoria curta, sendo cúmplice do mesmo crime de atraso que perdura como se nunca fosse ter fim. 

Para que esse processo viesse enfraquecer teria que acontecer o que está muito distante, é que o povo brasileiro tivesse a consciência e autonomia de não vender a sua escolha, deixa de ver um político como um ídolo se submetendo aos seus caprichos, e, daí ter coerência dos seus atos cidadãos. No entanto isso seria uma conquista que precisa de educação e de mudança cultural, que dentro manejo de manter esse processo que só favorece aos políticos, esses não favorecem que aconteça essa educação, por que simplesmente ameaçaria a vida fácil adquirida, e, mesmo que ele quisesse começar a trabalhar como é a teoria de governo democrático e solidário, ele não conseguiria, por não saber mais nem por onde começar, é como o plantio do pinheiro, uma outra arvore não cresce entre si.





NALDÃO . ARTES
ATOR, DIRETOR, ESCRITOR DRAMATURGO E EDUCADOR FÍSICO



DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...