HISTÓRIA DE JOÃO VALENTE E ZÉ BAIXINHO

A PRODUTORA 
VENTURA FILMES 
APRESENTA


O filme Icó - A História de João Valente e Zé Baixinho, conta de forma divertida um daqueles "causos" contados a beira de uma fogueira, em qualquer cidade do interior nordestino. Faz parte do folclore de toda uma região e pertencente a identidade nacional.
O roteiro do filme adaptado de uma peça teatral pelo Grupo Encenações, de Morro do Chapéu, transformado em um roteiro para curta metragem de aproximadamente 15 minutos.
O filme conta a história de João Valente e Zé Baixinho. João Valente é um dos fora-da-lei que assombravam as pequenas cidades do interior do Nordeste na metade do século XX, sua vida se cruza, por um acaso, com a de Zé Baixinho, um jovem agricultor da pequena cidade de Icó.
Um filme inspirado em literatura de cordel, valorizando a cultura nordestina, de fácil identificação para a região e muito bem aceita por todo o pais, por contar histórias divertidas, fantasiosas e emocionantes.

A PROPOSTA


A ideia inicial de produzir este filme foi de Simário Seixas, um dos diretores de teatro do Grupo Encenações. O filme “Icó” é uma adaptação de “A história de João Valente e Zé Baixinho”, uma peça teatral. Simário Seixas convidou Aragonez Fagundes, Técnico em Cinema e estudante de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia(UFRB), que fez a adaptação do roteiro para cinema. A equipe de filmagens é formada por estudantes de Cinema e Audiovisual da UFRB.




SINOPSE
João Valente, um criminoso, matador de aluguel, um homem sádico e cruel. Era temido por toda a população das pequenas cidades do interior nordestino, em uma de suas andanças, ele passa pela pequena cidade do Icó. A população fica aterrorizada com a sua chegada, inclusive as autoridades locais.

Já na cidade João Valente se encontra por acaso com Zé Baixinho, o jovem e franzino agricultor, simples e pacato. Os dois se evolvem em um embate desigual, onde apenas um sairá vitorioso. 

DIREÇÃO
Simário
FOTOGRAFIA
Tyago Nascimento
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO
Aragonez Fagundes
EDIÇÃO
Murilo Santana
ROTEIRO
Aragonez Fagundes e Simario

A Produtora Vila Ventura Filmes é responsável pela execução do filme, com a equipe técnica de Diretor de Produção e assistentes, Diretor de Fotografia, Direção de Arte, Som Direto e Mixagem e Assistente de Direção.

TRAILER

O trailer do filme estará disponível nos sites oficiais do Chapadaonline.com, Vila Ventura Filmes e Grupo Encenações, patrocinadores e canais da internet.

SÃO JOÃO DO SÃO RAFAEL

É um dos São João mais tradicionais de hoje em dia


A comunidade de São Rafael tradicionalmente faz um são joão bastante rico em tradições típicas de festas juninas, com quadrilhas, casamentos na roça, barracas com comidas típicas, trajes respectivos, palhoças no arraiá e tantos outros que só o São Rafael faz com tanta dedicação.

foi levantado também as músicas que foram totalmente juninas com bandas de forró cantando exatamente que os junistas esperam o ano todo para acontecer: os arrasta pés, o baião, o forró, o xote, o coco e tantas outras músicas que são especialidades do São João. Alem, da bela ornamentação que a comunidade inteira se mobiliza para dá conta dos pequenos detalhes sem deixar faltar nada que agrade a própria comunidade e aos visitantes, tendo como força de incentivo a organização civil que é a Associação de Moradores de São Rafael (AMSR).

Nesse São João foi o destaque foi a culminância de uma das mostras das oficinas do ponto de cultura Fogueira Cultural, quando as crianças e adolescentes apresentaram seus aprendizados das oficinas de acordeon, mostrando já habilidade com o acordeon, zabumba e triangulo, oficina de teatro apresentando um casamento na roça "O Casamento de Fura Coco", oficina de dança apresentando a quadrilha junina e tantas outras que são oferecidas pelo ponto de cultura instalado na comunidade por intermédio da associação.

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...