O REISADO DE MORRO DO CHAPÉU 2015 A 2016

EM MORRO DO CHAPÉU TEM A TRADIÇÃO DO REISADO

Essa nossa primeira postagem do ano de 2016, vamos tratar de um assunto que é uma responsabilidade de todos, manter um patrimônio tão antiga e envolvente em Morro do Chapéu que o 
REISADO 


Na cidade é um tradição de família vinda das comunidades quilombolas. Atualmente essa tradição carrega entre seus nomes Marcolino do Violão, Marcolino traz de sua família, é uma referencia na cidade e nesta temporada foram seus filhos e netos que conduziram com o mesmo entusiasmo e dedicação de fé, a manifestação que além de religiosa a comunidade morrense ver também como uma manifestação cultural e patrimônio imaterial da sociedade.

 Foi gratificante ver que a tradição tende continuar com sua musicalidade, danças com base no samba, chula, a lapinha e tantos outros típicos do reisado. A finalização depois de tanto andar pelas ruas e casa que convidam todo o terno (a equipe) como um compromisso de fé e exercício de cultura, depois de ter passado pelas ruas e casa de Morro do Chapéu, pela cidade de América Dourada e comunidade de São Rafael, finalizou-se na casa do próprio Marcolino do Violão como ele sempre fez. 

Geralmente a manifestação começa no fim do mês de dezembro do ano que se finaliza véspera do natal e vai até o dia seis de janeiro do ano que se inicia e finalização da véspera do natal. Os reisados são umas tradições em que cantam para o presépio o qual é chamado de "Lapinha", vinda para o Brasil com os portugueses e outros europeus  que se estende por todo o natal, a manifestação religiosamente é com a finalidade de agradecimentos  ao nascimento de Jesus Cristo. Aqui em Morro do Chapéu o último presépio a ser cantado o reis no dia 6 é o da casa de Marcolino.


VÍDEO
ATÉ O PADRE CAIU NA PIEGA

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...