ORIGEM DOS ESPETÁCULOS A PAIXÃO DE CRISTO


   Segundo a história em vários sites e outros, as manifestações religiosas se define ainda no império romano no ano de 325 D.C. com o tratado chamado de O CONCÍLIO DE NICÉIA. Esse foi assinado o pelo imperador da época CONSTANTINO e organizado pelo então papa SILVESTRE I.

  Em consequência veio a manifestação chamada de A PAIXÃO DE CRISTO que começa no domingo de ramos e vai até a páscoa, durante esse período é marcado diversos eventos, inclusive desde a morte até a ressurreição de Jesus que fora condenado a morte devido seus feitos considerado anti estado. Segundo o evangelho Jesus entrou em Jerusalém no domingo de ramos montado em um jumento para fazer a celebração da páscoa judaica, foi recebido pelos seus adoradores que o venerava com ramos de palmeiras e chamando-o de o Messias, o rei, o filho de deus e etc. Segue sua tragetória na semana até o domingo de páscoa, a qual fica denominada de SEMANA SANTA.

  Por volta do século V as representações teatrais que eram chamadas de LUDO, eram de cunho sacro, ou seja, religioso como: festejos natalícios, temas bíblicos e ou simplesmente católicos, nesses, as representações da PAIXÃO DE CRISTO no começo eram realizadas no interior das igrejas, mas depois foi ganhando cada vez mais corpo tendo que ser feitas nos ADROS, do lado de fora, sendo montado vários cenários e um público itinerante (que segue as cenas); com isso a manifestação foi cada vez mais crescendo sendo interpretadas pelas pessoas simples, um controle da igreja para que a emoção do público não levasse a achar que o ator que representasse Jesus pudesse ser tão venerado quanto o próprio cristo.

No Brasil o maior espetáculo da PAIXÃO DE CRISTO DE NOVA JERUSALÉM acontece na cidade pernambucana de Madre de Deus, foi escrita por PLÍNIO PACHECO no ano de 1956. A montagem hoje ainda em céu aberto, já reuniu mais de 2, 5 milhões de pessoas e sempre conta com o apoio da rede Globo de televisão.

  É também com devoção e arte representado o espetáculo em diversas cidades com diversas produções, desde o cunho litúrgico quanto o artístico pelos pequenos grupos teatrais e pelas igrejas. Na nossa região da Chapada Diamantina Bahia temos a manifestação artístico religiosa em destaque nas cidades de Bonito e Jacobina.

  EM JACOBINA O ESPETÁCULO ACONTECEU NESSE SÁBADO DIA 24 DE MARÇO NA PRAÇA MIGUEL CALMON, INTERPRETADO PELO GRUPO DIONÍSIO ARTES.

  EM BONITO COM A PRODUÇÃO DO GRUPO TEATRAL BOM'NARTES, O ESPETÁCULO ACONTECERÁ NESTA QUARTA FEIRA DIA 28 SENDO COM O MAIOR FOCO DAS APRESENTAÇÕES NA PRAÇA DA FEIRA.

A LUTA E A VIDA


A vida é uma luta que não para
E para lutar precisa viver
Mas se para a vida a luta para com ela
A luta é a diversidade do afazer
O labor que vem de todos os lados
Não é você quem pede, é ele quem vem
Essa diversidade é que traz o sabor
Doce, azedo, amargo e todos que nele tem
Não queira deus que a vida acabe
Mesmo que acabe o resto mundo.
Nos danos desiludidos do além
Os ânimos se tornarão imundos
Por isso então, viver é lutar
Para limpar a imundice da alma
Que se encanta pelo que não convém.
E a luta é a vida quem acalma
O dissabor desses maus encantos
Faz refletir o gosto da vitoria
Por isso lutar e viver e vai ser sempre
É o objetivo dessa trajetória.

NALDÃO . ARTES

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...