XV ARRAIÁ DO CEJUC

 Nos dia 10 e 11 de junho 2014, foi realizado com festa e animação o XV Arraiá do Colégio Estadual Jubilino Cunegundes.
 Acompanhado por uma gincana junina, o arraiá foi dinâmico e produtivo para o teor educativo para aquela comunidade estudantil, ao anoitecer do dia 11 teve grande festa com bandas locais (de Morro do Chapéu), inclusive banda com alunos do próprio colégio como a "VAIBE POSITIVA" além de NEIDE VITAL e participação de EXPRESSÃO RASTA.



Na parte cultura para animar o evento veio a tradicional quadrilha junina "CEBO NAS CANELAS" e o mais esperado o casamento na roça com a peça "O CASAMENTO DE RASPÚDIO
 "O CASAMENTO DE RASPÚDIO" foi uma peça fruto de um curso de teatro oferecido pelo colégio aos seu alunos com cobertura do projeto "SOLIDARIEDADE É O CAMINHO organizado pela professora Goreth, o curso que ainda segue suas aulas é ministrado pelo ator e diretor Simario Seixas, sendo a peça o primeiro contato dos alunos com texto e público na dinâmica do teatro de rua.


PARA VÊ MAIS FOTOS CLICK AQUI

A HISTÓRIA DO TEATRO NO BRASIL

Quando chegou o teatro no Brasil? Essa pergunta poucos fazem e muitos se esquecem.
 O teatro chegou no Brasil pelo jesuítas, padres que formava "Companhia de Cristo" por volta de 1540. O propósito era catequizar os índios e os colonos aqui chegado, os texto eram religiosos e as apresentações eram feitas nas ruas e colégios. O principal organizador e criador desse teatro era o padre Anchieta, e era uma cultura totalmente cristan com texto na maioria das vezes retirado da bíblia ou contando fábulas entre o divino e a humanidade escritos em Tupi, Espanhol, Latim além do português, os atores eram muitas vezes índios domesticados que se tornavam futuros padres.

Só por volta do século XVII é que começa acontecer outros manifestos mais parecido com os ditirambos só que em vez de ser dionisíacos eram da cultura local, usavam adereços, cantavam, dançavam pelas ruas e o uso de máscaras peças com situações cotidianas, questões políticas, políticos e outros. Só no século XIX em 1808 com a chegada da família real no Brasil é que o imperador Dom João VI vê a necessidade de construir um teatro de grande porte, mas para nobreza, o povão não tinha acesso. Nesse as peças eram estrangeiras especificamente da Europa grandes espetáculos para os aristocratas. 
Vide site: - EDUCAÇÃO DIA A DIA

 O teatro brasileiro ganha força no mesmo século XIX com a chegada do romantismo mais especificamente em 1838, com os escritores das comédias de costumes como Martins Pena, Gonçalves Magalhães, o ator João Caetano, Luis Carlos. Depois dessa época começa surgir os movimentos do teatro realista brasileiro, mais rebuscado aos problemas da sociedade e da vida cotidiana como adultérios, traições, ambição. Os dramaturgos dessa época temos tantos como: Artur Azevedo, Joaquim Manoel e tantos outros. O apogeu vem no século XX em 1943 com a estreia da peça "Vestido de Noiva" de Nelson Rodrigues que foi um grande choque contra a sociedade da época com a direção de Ziembinski.


Textos dos jesuítas nos tempos Brasil colônia:
"ALTO DA PREGAÇÃO"
"NA FESTA DE SÃO LOURENÇO"

 Textos do século XIX que mais se destacaram entre eles foram:
"O JUIZ DE PAZ NA ROÇA" de Martins Pena
 "A MORENINHA" de Joaquim Manoel de Macedo
"AMOR POR ANEXINS" de Artur Azevedo.

Além desses tem diversas obras dessas épocas que encantaram e elevaram o teatro do Brasil em busca do seu espaço nos diversos setores da sociedade, chegando para lutar pela democratização da arte teatral até os dias de hoje, apesar de que cresceu muito com os meio de mídia atual e programa dos governo estaduais e o governo federal, o teatro do Brasil ainda precisa melhor chegar até as comunidades que mais precisam de uma arte que identifica tanto o indivíduo.

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...