IPHAN TOMBAMENTO DOS QUILOMBOS

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) abriu consulta pública sobre o tombamento constitucional dos quilombos no território brasileiro.  A sociedade civil tem até o dia 20/10 para enviar contribuições à minuta da portaria que deve regulamentar o procedimento - um novo mecanismo de tombamento, mais ágil e simplificado, que reconhece o valor dos quilombos na construção da identidade nacional, conforme previsto na Constituição.


PRIMEIRA CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE JOÃO DOURADO

Nesse fim de semana de agosto de 2023 nos dias 25, 26 e 27, aconteceu a primeira Caravana Teatro Itinera da cidade de João Dourado Bahia, o evento iníciou na sexta feira com apresentações artísticas na praça pública no espaço da Concha Acústica da cidade, se apresentando as cidades de João Dourado, Morro do Chapéu e Utinga.
No sábado teve o Ditirambo Moderno, fazendo um arrastão pelas ruas com as  cidades convidadas e a Filarmônica de João Dourado culminando na praça, tendo peças de rua com o Grupo Encenações e a Comissão Cênica de Utinga. A tarde teve um workshop com o ator, diretor e professor de teatro Paulo Ato  om tema "Desmontando Sheikespeare" e finaliza o sábado com apresentações dos grupos Encenações, Comissão Cênica de Utinga a Experiência do diretor Paulo Ato, peça que foi apresentada em dois países da Europa além das intervenções com músicas e poesias.
Pra finalizar no domingo a reunião de diretores e o retorno dos grupos para suas cidades. 
Essa caravana e de número 51 (quinquagésima primeira) do total das caravanas.

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...