SE INSCREVA NO REQUALI CULTURA BAHIA 2022

 

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa) retoma o Programa Estadual de Formação Cultural e a Plataforma QUALICULTURA, lançando curso inédito de Formação em Gestão Pública da Cultura, voltado para gestores municipais, servidores

e conselheiros de cultura. O objetivo é subsidiar gestores e servidores municipais na execução das políticas públicas de cultura e fortalecer os sistemas municipais de cultura. As inscrições para o processo seletivo de formação da primeira turma serão
abertas no dia 1º de junho.

O Programa Estadual de Formação Cultural, criado pela Lei Orgânica da Cultura Nº 12.354, de 2011, vem sendo retomado desde o ano passado, com a reativação de um grupo de trabalho formado pelas secretarias estaduais de Cultura e de Educação, universidades públicas e Sistema S. A partir dessas parcerias interinstitucionais, a Plataforma QUALICULTURA, que foi a primeira ação pública do Programa, é relançada com o objetivo de promover formação e qualificação do campo cultural do estado. A novidade agora é que a Plataforma terá o formato de cursos livres online, buscando desconcentrar as atividades formativas no campo da cultura.


REALIZADA A 4ª CARAVANA TEATRO ITIENRANTE DE SEABRA


 

Foi realizada a Quarta Caravana Teatro Itinerante da cidade Seabra, essa é a Caravana de numero 46 de todas as Caravanas e mesmo depois da retomada pós pandemia o evento teve um boa presença do público e de grupos participantes. A Quarta Caravana de Seabra foi organizada pelos grupos de teatro de Seabra que formaram uma comissão organizadora local, e a união fez a diferença em Seabra com a organização e os detalhes do evento elevando mais ainda a qualidade do evento.

Na Quarta Caravana Teatro Itinerante de Seabra teve:

SEXTA FEIRA - Um LUAU com seminários e apresentações artísticas.

SÁBADO - A abertura do dia com O DITIRAMBO MODERNO no cortejo teve a representação do tema que foi PRIMAVERA DAS REVOLUÇÕES e todos os grupos que montaram essas representações pararam na praça para as apresentações artísticas, na tarde passagem de palco com os grupos que foram se apresentar e logo a noite fechando o sábado com as APRESENTAÇÕES de teatro, músicas, poesias e dança no palco. 

BOMINGO - OFICINAS e a tradicional reunião dos diretores para avaliação e planejamento da próxima caravana que será na cidade de Iraquara Bahia.

Na reunião ficou decidido: 

  • O tema do cortejo será para o ano todo sendo que as cinco caravanas do ano irá fazer o mesmo tema ara dar maior espaço de pesquisa do tema escolhido.
  • Não anunciar na cidade que estiver sediando a transmissão ao vivo do evento, devido que estimula assistir parcialmente os espetáculo pelas telas ao em vez de ir ao teatro ver de perto.
  • Uma reunião online para melhor alinhar mais pontos das Caravanas.
  • Entre as oficinas uma específica para os diretores.




DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...