SUDECULT REALISA FÓRUM SOBRE CMPC SMC E PMC EM MIGUEL CALMON

  Nessa quinta feira dia 01 de setembro de 2022 a SUDECULT Superintendência Territorial de Cultura do estado da Bahia, realizou um fórum dos macro-territórios de cultura para discutir ações e diretivas da cultura dos municípios. A plenária foi aberta primeiro com apresentações artísticas e em seguida a formação da mesa com autoridades locais e regionais.

 Foram aberto os debates com falas sobre as políticas públicas culturais onde foram exposto as dificuldades de cada município presente, e a mediadora ressaltou que deveria cada município se cadastrar no link para o diagnóstico estadual de cultura. Na mesma fala foi falado sobre as tentativas de desmanche dos meios legais e de sustento da cultura no país.

Foi feito uma reflexão que o SNC Sistema Nacional de Cultura é uma ferramenta democrática criada pela luta da cultura assim como foi o FUNDEB pela educação, o SUAS pela assistencial social e o SUS pela saúde, todos essas ferramentas federais vieram das lutas públicas onde a voz do povo legitimou na constituição federal essas ferramentas de desenvolvimento, em seguida foi feito uma impugnação ao atual governo federal com a perseguição ás leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2.

Foi falado  sobre a geração de recursos que a cultura faz em cada município e que é contabilizado por outros setores e fica como um recurso fora do setor cultural. Foi dado a proposta de cada município fazer uma busca do que é cultura e quanto gera dentro do PIB do municipal e o que fazer.

Debatido também sobre as tradições serem ensinadas nas escolas como ferramentas pedagógicas colocando em pratica as culturas que cada município tem na sua tradição. O estado voltar e manter formação desses projetos e programas inserindo o fazedor cultural nos meios legais, e cada diretor, secretário e ou coordenador municipal de cultura procurar entender sobre a LOA, PPA, LDO e QDD no seu município, o que cada sigla dessa quer dizer e como está a cultura representada nas mesmas.


  PARA ADERIR AO SISTEMA DE DIAGNÓSTICO PREENCHA O FORMULÁRIO LINK

DIAGNÓSTICO CULTURAL

EUGÊNIO CERQUEIRA NO ENCANTOS DA BACIA 3ª EDIÇÃO


 

 EUGÊNIO CERQUEIRA É PRESENÇA CONFIRMADA NA PROGRAMAÇÃO DO PROJETO ENCANTOS DA BACIA 3ª EDIÇÃO (ONLINE)

Eugênio Cerqueira nasceu em Morro do Chapéu – Bahia é músico profissional, cantor, sanfoneiro, arranjador, tecladista e diretor musical. Sua paixão pelo forró vem desde muito cedo quando seu pai lhe deu, aos dez anos, a primeira sanfona. Passou por outros estilos musicais tocando teclado e acompanhando grandes nomes da musica nacional como: Luiz Caldas, Zé Paulo, Banda Pinote, Gretchen, Nalanda, Fafá de Belém e tantos outros. No forró já acompanhou nomes como Wilson Aragão, João Sereno, Pedro Sampaio, Virgílio e o forrozeiro Zelito Miranda. Eugênio Cerqueira tem como raiz a musica do grande rei do baião Luiz Gonzaga e o forró pé de serra. Em 2007 lançou “Amante da Natureza”, um disco recheado de grandes participações, tais como: Dominguinhos, Flávio José, Adelmário Coelho, Zelito Miranda, João Sereno, Del Feliz e Wilson Aragão.  Em 2008 gravou um disco ao vivo, um registro do que acontece em seus shows. Em 2012 gravou o disco intitulado “E Tome Forró”, contando com as participações especiais de Luiz Caldas, Santanna o Cantador e o Trio Nordestino. Em 2015, Eugênio gravou em Salvador seu primeiro DVD. Nesse DVD contou com as participações especiais de Marquinhos Café e Zelito Miranda. “Valeu o Boi” é um disco inteiramente dedicado à vaquejada, cantando os clássicos e as novas músicas que são sucesso nas pistas de vaquejada de todo o Brasil.

O Projeto “EnCantos da Bacia” está direcionado a promoção e difusão da música produzida no Vale do Rio São Francisco. Nos dias 10, 11, 17 e 18/09/22, o Auditório do Centro Territorial de Educação Profissional do Velho Chico (CETEP-VC), Ibotirama – BA será palco de uma extensão programação musical, promovendo a interlocução entre artistas de diferentes gêneros e gerações.

Programação Completa:
https://encantosdabacia.wixsite.com/ebacia

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.

 

FONTES DO WHATSAPP

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...