Foram aberto os debates com falas sobre as políticas públicas culturais onde foram exposto as dificuldades de cada município presente, e a mediadora ressaltou que deveria cada município se cadastrar no link para o diagnóstico estadual de cultura. Na mesma fala foi falado sobre as tentativas de desmanche dos meios legais e de sustento da cultura no país.
Foi feito uma reflexão que o SNC Sistema Nacional de Cultura é uma ferramenta democrática criada pela luta da cultura assim como foi o FUNDEB pela educação, o SUAS pela assistencial social e o SUS pela saúde, todos essas ferramentas federais vieram das lutas públicas onde a voz do povo legitimou na constituição federal essas ferramentas de desenvolvimento, em seguida foi feito uma impugnação ao atual governo federal com a perseguição ás leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2.
Foi falado sobre a geração de recursos que a cultura faz em cada município e que é contabilizado por outros setores e fica como um recurso fora do setor cultural. Foi dado a proposta de cada município fazer uma busca do que é cultura e quanto gera dentro do PIB do municipal e o que fazer.
Debatido também sobre as tradições serem ensinadas nas escolas como ferramentas pedagógicas colocando em pratica as culturas que cada município tem na sua tradição. O estado voltar e manter formação desses projetos e programas inserindo o fazedor cultural nos meios legais, e cada diretor, secretário e ou coordenador municipal de cultura procurar entender sobre a LOA, PPA, LDO e QDD no seu município, o que cada sigla dessa quer dizer e como está a cultura representada nas mesmas.PARA ADERIR AO SISTEMA DE DIAGNÓSTICO PREENCHA O FORMULÁRIO LINK