A HISTÓRIA DA COMÉDIA

A COMÉDIA

Diferente das tragédias, as comedias cantavam os contos do povo mais simples, então por ser ao povão, não eram mais nos ditirambo eram nos cortejos PHALIKÁS na Ática e até mesmo em Atenas, mas ainda religiosa, com as adorações eram mais voltados para festas populares, burlescas que era o mesmo que KOMOS = festas, farras bebedeiras, odes = cantos, poesias, narrativas. Tinha como nome KOMODEAS, nas tragédias quando tinhas os festivais, ser escolhido uma tragédia era uma questão de honra, mas a comédia por tratar da POPULIS, ou seja do povo, não tinha tanto valor assim, por isso o pejorativo de que a comedia é inferior a tragédia, as tragédias se tratava até dos deuses em grandes catarses e as comedias do povão, quanto mais satírico fosse o tema melhor era o espetáculo em que não sobrava ninguém, até mesmo deuses estavam na mira das críticas, como mostra o texto “AS RÃS” de Aristofanes. Nos festivais de tragédias eram escolhidos pessoas bem entendidas para julgar, nas comedia eram escolhido geralmente cinco dali do povão mesmo presente.

A EXPRESSÃO EVOÉ

Nas comédias eram comuns os gritos de EUOE ou EVOÉ, que é um grito de entusiasmo, alegrias, euforia em devoção referente a natureza em invocação aos deus Dionisio e a diversos deuses, tem também como significado em dizer ser fiel, grato  e carinhoso fazendo peripécias para que o Deus visse, fazendo assim o mesmo sentido do nome THEA TRON. E a euforia devota que leva ao sentido profundo do próprio grito de EVOÉ. O evoé também é exclamado em Roma ao deus Baco pelos bacantes durante as bacanalhas.

As comedias crescem chegando a evoluir também com os grandes comediólogos, onde o verdadeiro sentido era exatamente a forma diferente e descontraída da ebriedade do povo (KOMOS), levando a grandes odes, mas sem as grandes catarses como na categoria de reis, deuses, e heróis. A categoria era mais filosófica entre os mortais.

Assim as máscaras para diferenciar uma da outra entre a tragédia e a comédia no teatro vinham expressando a tristeza, o choro, a dor ou o desespero da catarse na tragédia. O riso, a ridicularizarão, a ironia e a critica para representa a comédia.

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...