CIRCULAÇÃO DE PEÇAS TEATRAIS PELO BRASIL

PROGRAMA PETROBRAS DISTRIBUIDORA DE CULTURA 2015/2016

Seleção pública para circulação de peças teatrais.
Estão abertas as inscrições para o Programa Petrobras Distribuidora de Cultura, edição 2015/2016.

A maior seleção pública específica para circulação de peças teatrais no país, o Programa Petrobras Distribuidora de Cultura (PPDC) encerra seu prazo para inscrições em 30 de janeiro próximo. O investimento é de R$ 15 milhões para 2015 e 2016. Serão contemplados projetos teatrais profissionais, não inéditos, nas categorias adulto e infanto-juvenil, relevantes dentro do cenário cultural brasileiro
Assim como nas edições anteriores, o Programa conta com a parceria do Ministério da Cultura e tem como objetivo contemplar projetos teatrais profissionais, não inéditos, nas categorias adulto e infanto-juvenil, relevantes dentro do cenário cultural brasileiro. O valor total da verba é de R$ 15 milhões para o biênio 2015/2016.
Para estimular a inscrição por região, o Programa manterá a ação iniciada em sua última edição - implementação de cotas. Esta tem como objetivo democratizar o acesso de proponentes de todas as regiões do Brasil, através da seleção de, no mínimo, 5% dos projetos inscritos por diferentes pessoas jurídicas sediadas em cada região do país, ou seja, a cada vinte projetos inscritos por diferentes empresas de determinada região, no mínimo 1 (um) deverá ser contemplado. O resultado dessa iniciativa, na edição anterior, foi bastante positivo, com destaque para região Nordeste que teve um incremento de 70% no número de projetos.
Nesta edição teremos duas novidades:
  • Além da orientação do MinC sobre medidas de acessibilidade, os projetos, obrigatoriamente, deverão oferecer, em todas apresentações, tradução em Libras – linguagem brasileira de sinais e/ou audiodescrição;
  • Realização de encontros com grupos de teatro locais, em todas as cidades da circulação, objetivando compartilhamento do histórico e experiências profissionais.
Acreditamos que essas novidades vêm aprimorar o edital, democratizando o acesso à cultura brasileira e fomentando a capacitação dos profissionais envolvidos.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Até o dia 30 de janeiro de 2015, até as 16h59*.
 A INSCRIÇÃO É EXCLUSIVAMENTE PELA INTERNET
* Horário de Brasília








ARQUIVOS DE INFORMAÇÃO E FONTE DE INFORMAÇÃO 
 

O IPHAN PROMOVE CURSO DE PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL EAD

Até o próximo dia 30 de janeiro estão abertas as inscrições para o curso EAD Formação para a Gestão do Patrimônio Cultural Imaterial no âmbito da COOP SUL, uma realização do Centro Lucio Costa (CLC), em parceria com o Centro Regional para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (Crespial), com apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e coordenação técnica da Inspire | Gestão Cultural. São 50 vagas para o curso que acontecerá entre os dias 19 de fevereiro e 04 de maio, com aulas ministradas pela internet. O curso tem a coordenação de conteúdo de Lucas dos Santos Roque e o corpo docente é formado por especialistas do Brasil e da América Latina. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site http://inspirebr.com.br/ead. A seleção dos participantes ocorrerá no dia 10 de fevereiro.

Nos primeiros dias do curso, será ministrada a disciplina Ambientação em EAD, que tem como objetivo quebrar uma possível resistência dos alunos em relação à aprendizagem virtual, otimizar a utilização dos recursos da plataforma do curso e explicitar a metodologia adotada. 
Também serão oferecidas as disciplinas:
- Ambientação em espaços virtuais e introdução ao funcionamento do curso;
- A constituição do campo do patrimônio imaterial e seus conceitos estruturantes;
- A Convenção para a salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (Convenção de 2003) e as suas Diretrizes Operativas;
- A Gestão Pública do PCI;
- A participação da comunidade na Gestão do PCI;
- Diferentes possibilidades e metodologias de apoio, fomento, divulgação e promoção do PCI;
- Diferentes possibilidades e metodologias de reconhecimento, identificação, investigação e documentação do PCI;
- Transversalidade e interfaces do Patrimônio Imaterial.
Outras informações podem ser obtidas no site http://inspirebr.com.br/ead ou pelo telefone (31) 3274.4953. Os e-mails para contato são suporte@inspirebr.com.br e michelleantunes@inspirebr.com.br
Fonte: CLC - DPI - Iphan

dados do site do IPHAN

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...