AGENTES CULTURAIS DE MORRO DO CHAPÉU SE REUNEM PARA O CONSELHO DE CULTURA



Nesse sábado dia 19 deste mês de janeiro os agentes culturais de Morro do Chapéu se reúne mais uma vez pra planeja discutir e tornar público o edital e regulamento de eleição para o Conselho de Políticas Culturais do município, com a presença dos diversos seguimentos foi feito uma explanação sobre o que é um conselho de políticas publicas culturais por Naldão em seguida foi lido o edital e discutido pela procuradora municipal de justiça Doutora Amanda.




Ficou em aberto o a escolha dos representantes de cada seguimento para o dia 14 ou dia 15 de março, a ser decidido pela secretaria municipal de cultura e em seguida pós escolha dos representantes a eleição para a diretoria do conselho.

 Foi uma reunião produtiva e participativa entre os presente fazendo valer uma função coletiva, o que precisa dentro de um conselho para que ele funcione bem.

PRIMEIRA REUNIÃO DAS CARAVANAS TEATRO ITINERANTE

Relatório da primeira reunião

Raumi fez a abertura explanando a pauta e dizendo estar satisfeito com o andamento e a tomada de decisões.
Naldo reforça que vê a RCCB como uma organização maior que poderia estar dialogando com várias linguagens.
Participação do Secretário de Cultura de Souto Soares que se apresentou e deu opiniões sobre a necessidade de ter um grupo organizado e buscando direitos.
Naldo diz que o estatuto da ACOARTI foi feito com base em estatuto de fundação e explica as possibilidades de organização dentro da associação.
Adjovânio solicita que seja adquirida um livro de ata.
Acrescentou no Conselho Gestor Robson, os demais foram mantidos.
Naldo fala que precisamos ocupar mais espaços participar dos conselhos municipais, como o CMDS, estar atento ao financeiro direcionado a cultura do município, acompanhar a LOA. 
Foi discutido sobre o DRT para os diretores e integrantes dos grupos.
Para buscar a documentação necessária ficou estabelecido até março, logo após, fazer o contato com o SATED. 
Surgiu a possibilidade de solicitar o RETRATE Interior para uma das idades que compõem a caravana para quê artistas de vários grupos possam participar do curso.
Caravana de Morro do Chapéu:
Tema Dia Mundial do Teatro - cada grupo deverá contar a sua história. Na sexta-feira à noite teremos o Baile Dionisíaco, no Sábado o cortejo. Farias pede para que as apresentações do cortejo sejam em um espaço com sombra.
Recado de Lísias: edital aberto para o lançamento de um livro de poetas baianos, inscrição 90 reais, direito a publicar uma poesia e ganhar três livros.


TEXTO POR HELEN CARREGOSA





SURGIMENTO DA ACOARTI


ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA COMISSÃO ORGANIZADORA DA CARAVANA TEATRO ITINERANTE

Depois de muitas analises nas caravanas teatro itinerantes em busca de uma instituição que fosse o evento amparado pela vias legais de estado, dentro desse percurso surgiu a Comissão Organizadora das Caravanas, logo em seguida foi relevantado o evento que vinha em situações críticas e depois viu-se a necessidade de fazer da comissão uma associação, essa associação deu-se o nome de ACOARTI Associação Comunitária Comissão Organizadora das Caravanas Teatro Itinerante, uma associação sem fins lucrativo de utilidade pública e direitos privados cujo principal objetivo é cuidar crescer a Caravana Teatro Itinerante.

A ACOARTI foi instituída na reunião do dia 19 de janeiro deste ano de 2020 na cidade de Bonito Bahia onde segue ata de criação e fundação e registro do estatuto social para registro, esteve presentes entre outros diretores teatrais do interior da Bahia os membros
 da diretoria executiva da mesma formada da seguinte forma:

CONSELHO GESTOR
Naldão - Morro do Chapéu
Robson- Segredo
Jéssica - Utinga
Josete - Utinga
Helen - Bonito

COORDENADORIA EXECUTIVA:
Raumi - Wagner
Josevna - Iraquara
Diomário - Utimga

CONSELHO FISCAL
Cássio - Bonito
Leonel - Souto Soares
Adjovane - Wagner

A ACOARTI terá também em seus trabalhos criar mecanismos para melhor atender aos grupos teatrais das caravanas, buscar equipamentos, recursos técnicos e preparatórios para os grupos, encurtar a relação entre os artistas de teatro das caravanas com o estado tanto para o evento quanto para o grupo que compõe a rede, a tentativa de erguer a RCCB Rede Cênica e Cultural da Bahia, participar de meios sociais e governamentais entre outros.

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...