OS CARETAS E SUA ORIGEM

 É comum na quaresma se ouvir falar em várias cidades da tradição dos caretas. Um bocado de gente mascarada que sai amedrontando as pessoas pelas ruas das cidades, principalmente no norte e nordeste.

Segundo alguns levantamentos as tradições de encaretar na quaresma vem de várias origem, entre elas de Portugal quando os colonizadores trouxeram mascaras para manifestações nas terras brasileira, os escravos não tinham, então eles mesmo fizeram suas próprias mascaras e ficaram tão contagiantes que em alguns engenhos os seus senhores apoiavam suas manifestações. Depois começou ir ficando cada vez maior as manifestações dos escravos, entrando pelo meio os negros fujões de outros engenhos, misturando negros e mulatos, brancos até chegar ao resultado de hoje em dia, uma festa popular. Outra versão é que vem dos etrudos carnavalesco, sendo que esses também são feitos com máscaras e saíam pelas ruas na época de carnaval.

Em Morro do Chapéu acontece a manifestação em vários distritos como Duas Barras, Velame, Ouricurí e outros, segundo informa algumas pessoas que se vestem de Caretas em algumas dessas localidades, a manifestação é desde o início do século XX. Eles saem pelas ruas das comunidades fazendo medo as pessoas, batendo nas portas e assustando as crianças, invadindo estabelecimentos, setores públicos e qualquer lugar que aglomera gente.

As máscaras são feitas de papel, couro, borracha, cabaças, palhas e diversos materiais de acordo com cada região. O figurino é berrante, esfarrapado, muito cheio.

A manifestação em algumas montagens tem as CATITAS que são homens vestidos de mulher, as ÉGUAS, que seguem com a mesma regras só que sendo só a máscara com caricatura de animal ou de mulher que não obedece nada. geralmente eles fazem uma espécie de encenação onde tem um cenário feito com pés de bananeiras, canas, segundo algumas tradições esse cenário é chamado de QUINTA, dentro tem comidas, prendas e o desafio é entrar e pegar passando pelos caretas, que estão munido de chicote chamado de PINHOLA. Que no caso da semana santa simboliza que em alguma versões da história cristo apanhou com cana no calvário, a função dos caretas é evitar isso.

As tradições de Morro do Chapéu ficam mais em fazer medo.

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...