OFICINA PARA CRÍTICO DE ARTE

Inscrições abertas para Oficina de Qualificação em Crítica
Através do Programa de Incentivo à Crítica de Artes, FUNCEB promove atividade formativa que busca contribuir para a sustentabilidade da crítica na Bahia 

 Após a realização do II Seminário Baiano de Crítica de Artes, nos últimos dias 29 e 30 de outubro, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), abre inscrições para a Oficina de Qualificação em Crítica, que integra as ações do segundo ano do Programa de Incentivo à Crítica de Artes. A atividade se direciona a pessoas interessadas em desenvolver habilidades na produção da crítica, num processo formativo com coordenação pedagógica de Luiz Cláudio Cajaíba, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que se une como ministrante aos professores Cyntia Nogueira, da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), e Luiz Fernando Ramos, da Universidade de São Paulo (USP), e também o jornalista e crítico Marcelo Rezende. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 6 de novembro, no site www.fundacaocultural.ba.gov.br/criticadeartes. São disponibilizadas 30 vagas e, havendo número excedente de inscritos, será feita análise dos dados apresentados no formulário de inscrição para ocupação das mesmas.

Sobre o Programa de Incentivo à Crítica de Artes – Lançado pela FUNCEB/SecultBA em 2011, o Programa de Incentivo à Crítica de Artes se volta a esta produção artístico-intelectual, cuja tradição, atividade, empregabilidade e reconhecimento são ainda insuficientemente representativos na Bahia. Inserida na política de democratização do acesso à cultura e estímulo à formação artística dos criadores, técnicos, produtores e pesquisadores da área, a iniciativa objetiva promover a qualificação da crítica baiana e, com isso, contribuir para o desenvolvimento das artes produzidas no estado.

 A outra realização foi o Concurso Estadual de Estímulo à Crítica de Artes, que premiou 20 autores de críticas em Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro, entre 43 concorrentes. O certame distribuiu mais de R$ 40 mil em premiações e os vencedores ainda terão seus textos publicados através da Série Crítica das Artes

Desta maneira, em 2012, a FUNCEB apresenta o Programa de Crítica de Artes reformulado e ampliado, trazendo ações que se fundamentam na reflexão, formação, qualificação e atração de novos interessados em atuar na área.

FUNCEB
EXTENSÃO DA SECULT BA 

RESPEITO AO ARTISTA

"ARTE, CULTURA E ESCOLA
NÃO PODEM VIVER DE ESMOLA"

 UM FATO COMUM EM TODA Á REGIÃO DO INTERIOR DA BAHIA, PRINCIPALMENTE NA NOSSA REGIÃO DE MORRO DO CHAPÉU, É QUE O ARTISTA, FAZ ARTE POR BRINCADEIRA OU SIMPLESMENTE DISTRAÇÃO.
 A ARTE É O ESPELHO DA CULTURA DE UM POVO, A CULTURA É A IDENTIDADE DESSE MESMO, NESSE CASO AS PESSOAS QUE FAZEM ARTE SÃO AS PESSOAS COMPROMISSADAS COM ESSA CULTURA, COM ESSA IDENTIDADE. SENDO ASSIM ARTE É TRABALHO, É DEDICAÇÃO DE QUEM FAZ E REQUER DIGNIDADE.
 DENTRO DESSA REFLEXÃO QUE O ARTISTA PRODUZIU ESSE BANNER QUE DIZ TUDO SOBRE ESSE PENSAMENTO.


REFLEXÃO NALDÃO. ARTES
IMAGEM DE CARLOS CANEIRO

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...