GRUPO DE CICLISTAS VÃO Á LENDÁRIA GRUTA DA BOA ESPERANÇA


Neste domingo um pequeno grupo de ciclistas sendo eles Leo, Lindeberg e Naldão, foram na lendária Gruta da Boa Esperança. Essa gruta que mais é uma toca ou uma lapa, tem a famosa história de Pedro Velho que foi parar em peças de teatro e roteiros de filmes.


Segundo ditos populares, a  história de Pedro Velho (Pedro Nunes da Silva) é seguida com sangue, fé, esperança e um pouco de ilusão, na sua época a gruta era um piso forrado com águas em altura de uns sessenta centímetros a um metro, segundo os boatos Pedro velho teve uma revelação que tinha um cacho de bananas de ouro, uma serpente  ou um cabrito de ouro encantado dentro da toca por baixo das águas, para desencantar era preciso sacrificar 7 pessoas, em alguns contos deveriam ser mulheres donzelas, e outros contos era qualquer um mesmo inclusive autoridades da cidade Utinga, a quem pertencia a região na época, a mando de uma suposta santa do complexo rochoso de nome Iracema.


Dentro dessas história dos mitos de Morro do Chapéu, Pedro Velho chegou sacrificar uma pessoa de nome popular Antônio Preto da cidade de Utinga, e seu sangue foi derramado e desenhado cruzes entre as rochas para o desencanto, atraindo intervenção da policia de Utinga para capturar o Pedro Velho e deter.  Porém a fama e o medo ficaram, e dizem que ainda teve outros que quiseram continuar com a tentativa do desencanto do cacho de bananas de ouro encantado dentro da toca.


  Essa é mais uma história cultural de Morro do Chapéu em que traz tantos encantos para quem visita suas diversidades. Berg, Léo e Naldão, foram fazer mais um desses registros dentro do movimentado fluxo histórico, encantos e cultural da cidade.





DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...