SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


 Nesta semana da consciência negra 2014, a cidade de Moro do Chapéu está com diversas atrações sobre nossa herança trazidas da África e até hoje em dia reprimidas pelo preconceito.
 Entre todas essa manifestações de escolas, entidades culturais, associações e grupos independentes, o grupo de artes africanas RAÍZES MORRENSE estará fazendo um grande manifesto sobre suas práticas artísticas, que é toda de cultura trazidas com os negro durante a escravatura no Brasil, o evento 22 e 23 deste mês de novembro será na praça Agusto Públio ás 17 horas com diversas atrações. Será apresentada a banda "Percussiva", Roda de Macule lê, outros números de dança e o esperado Batizado de Capoeira de Angola que os praticantes do grupo já estão ansiosos.
 Para abrilhantar mais na consciência do público presente e participantes, o grupo de teatro Encenações estará presente com parte de seus atores declamando poesias de abolicionista e outros do tema durante a apresentação da roda de Maculelê.

Para mais informações acesse o link ou fale com Gonçalo
FACE BOOK

O IPHAN PROMOVE PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL

Aconteceu nesse dia 17 de novembro em Morro do Chapéu no Mercado Cultural, uma reunião pelo IPHAN (INSTITUTO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO ARTÍSTICO NACIONAL) e pela UFBA (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA) referente aos patrimônio imateriais culturais do território da Chapada Diamantina, a reunião foi a primeira de várias, nela, se tratou do lançamento pro projeto, da natureza desse, que por sua vez tem como iniciativa um levantamento dos mestres artífices populares de Morro do Chapéu e região.

Depois do levantamento segundo o projeto, será criado um inventário que registrará e por sua vez trará políticas públicas para tornar viva e resgatar as culturas tradicionais do povo. Tais culturas quem tende a se extinguir e assim, será feito um inventário que irá registrar para que essas sejam preservada e passadas para novas gerações.

Para que o projeto não fosse ansioso e não ganhar um rumo leviano, foi levantado novamente as diversidades morrense, mas, além de tudo as dificuldades reais encontradas a respeito das tradições populares. Depois de ter sido falado o que tem de patrimônio imaterial em Morro do Chapéu e região, Naldão levantou como alerta as temáticas de dificuldades de manter vivas as tradições, a equipe que veio com antropólogo, arquiteta, professores e estagiários da universidade (UFBA) ouviram os problemas oferecidos pela modernidade contra a tradicionalidade. Assim segundo Naldão, quando em curso o projeto e dar de cara com esses possíveis problema servirá essa primeira reunião como impulso, já que tais problemas foram alertados nela, para os cuidados devidos sejam tomados durante o trâmite até as sonhadas políticas publicas de valorização da cultura tradicional.

 Esteve presente na reunião diversas representações da comunidade civil, tais como:
  • Miltinho secretário municipal de cultura
  • Vinícius Morende representante territorial de cultura da Chapada Diamantina
  • Naldão . Artes representante do teatro, poesia e tradições.
  • Professor Tarcísio e professora Deise representando a comunidade de Fedegósos.
  • Dona Miriã representante do GARRA e da igreja católica
  • Dona Marieta representante do Axé morrense
  • Delmário (Del) representante do meio ambiente e da secretaria municipal de educação
  • juliano representante da secretaria de meio ambiente
  • Rita representando a comunidade de Brejões
além desses tivemos também no destaque da presença a professora Maria Cena, Magna a acompanhante de Dona Marieta, a presidente da Associação Horta Comunitária e os demais que acompanhavam atentamente a proposta que pelo todo será oferecida para toda a Chapada com 4 núcleos de apoio nas cidades de Morro do Chapéu, Seabra, Andaraí e Lençois.

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...