CADIDATOS PRESIDECIÁVEIS QUE TEM A CULTURA COMO META EM SEUS PLANOS

 Sempre que é epoca de eleição, é época em que cada cidadão e cidadã escolhe seus representante de todas as instâncias, cada qual quer ver sua categoria de trabalho e costumes representada por eles no convencimento do voto, com a cultura não e nem pode ser diferente, por isso aqui fizemos uma pesquisa dos planos de governo de cada candidato com o seu partido sobre o que eles tem metas para acultura nos próximos quatro anos de governo federal. Foram escolhido o que tem de diferente sobre o outro na cultura.

MARINA SILVA (REDE 18)

No seu plano de governo, Marina defende que a cultura terá entre as prioridades, sendo fortalecida as artes, o artesanato, os costumes e as tradicionalidades. A candidata defende também que a cultura preserva a memória e a identidade de uma nação, para isso ela fala em fortalecer a Educação Artística nas escolas, fazendo da escola um lugar de difusão e disseminação das artes, será também revitalizado os pontos de cultura, fala em preservação dos patrimônios imateriais para que as gerações futuras conheçam suas ancestralidades, essa ação se compromete em revitalizar e fortalecer museus, bibliotecas, patrimônios naturais científicos e a valorização dos registros escritos, visuais e sonoros.

Segundo Marina a cultura precisa ser trabalhada na escola como forma de manter as tradições, ela fala em seu plano de governo que o brasileiro gosta de ir ao cinema, aos shows, ao teatro, as exposições e das diversas práticas culturais. Entre outros pontos ela fala de fazer uma ação em que os artistas e jovens artistas circulem pelo país levando suas linguagens que em entre linha o país se tornaria um grande celeiro cultural.

BAIXE O PLANO DE GOVERNO DE MARINA NA ÍNTEGRA, SOBRE A CULTURA PÁGINA 11 DO ARQUIVO


CIRO GOMES (PDT 12)

Segundo Ciro ele pretende levar a cultura para além do mecenato, ele fala em colocar como um dos eixos do seu projeto como desenvolvimento, que ele considera que está gravemente ameaçada pelo meios de consumo, segundo Ciro o terreno da cultura é o espiritual, em que antes as pessoas buscavam a felicidade através da poesia, da boemia, das artes plásticas, da música, das artes cênicas. Hoje, as pessoas se frustram pelo consumismo globalizado e sofisticado.

A ideia é que seja mantido o valor histórico patrimonial, valorizado as novas propostas mas mantendo as velhas vanguardas para que as pessoas não se percam em suas identidades, para isso nesse eixo é investir na fruição, na expansão dos serviços, o livre acesso e o fomento com a integração das práticas, inclusão das manifestações culturais periféricas e estimular a criação artística de baixo impacto ambiental. A outra forma do eixo é estimular a prática da economia criativa, estimular a mercantilização das linguagens tanto material como imaterial como forma de emprego e renda para jovens e mestres.

BAIXE O PLANO DE GOVERNO DE CIRO NA ÍNTEGRA, SOBRE A CULTURA PAGINA 43 DO ARQUIVO


LULA (PT 13)
No plano de Lula ele defende como título o seguinte "CULTURA PARA GARANTIR A DEMOCRACIA, A LIBERDADE, AFIRMAR A DIVERSIDADE E EFETIVAR OS DIREITOS" . Segundo o plano de Lula os que não suportam o direito a liberdade de expressão e da diversidade, tentaram cruelmente contra as manifestações culturais e tentaram suprimir cada vez mais as linguagens artísticas e culturais, Lula tem como meta retomar e fazer elaboração de novos programas culturais, dialogar com as comunidades culturais, criar um novo ciclo de políticas públicas para a área e retomar a ampliação do Ministério da Cultura (MINC) no fortalecimento de ações como o Cultura Viva criado no governo Dilma.

Uma das outras metas de Lula é fazer com que pelo menos 1% do orçamento da união seja direcionado as iniciativas culturais por lei, retomada do Fundo Nacional de Cultura (FNC) para consolidar e distribuir de forma integral os investimentos dessa área. Aprofundar os investimentos no Fundo Setorial de Audiovisual, fortalecendo a ANCINE que é uma das mais robustas do mundo, entre essas instituições o fortalecimento dos Museus, Bibliotecas, a Fundação Cultural Palmares, Casa Rui Barbosa, defesa ao livre pensar da nossa diversidade e remuneração aos criadores culturais nacional.

BAIXE O PLANO DE GOVERNO DE LULA NA ÍNTEGRA, SOBRE CULTURA NA PÁGINA 34

EYMAEL (DC 27)
Um outro que cita  cultura como um dos tópicos do seu governo é José Maria Eymael, ele traz como proposta aproximar através de incentivo federal a iniciativa privada dos artistas, e instituições culturais. Ele fala também da criação de novos espaços culturais, fazer resgates da valorização da identidade brasileira e de forma muito resumida as outras questões são iguais as que já tem nos planos acima.

BAIXEO PLANO DE GOVERNO DE EYMAEL NA ÍNTEGRA, SOBRE A CULTURA NA PÁGINA 4



Dos outros nove candidatos só tem a cultura em seus planos de governo Willia Boullos, Cabo Darciolo, Geraldo Alckimin e Henrique Meireles. Os outros não falam da cultura e muito pouco das iniciativas sociais e de integração.


DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...