A EXPRESSÃO MERDA NO TEATRO

Dificilmente um ser ator e nunca ter ouvido falar "merda para você ou para vocês". A expressão merda quer dizer muita sorte e que tudo saia o melhor possível. A expressão vem da língua francesa que quer dizer  "merde".

. Segundo conta a história a expressão tem duas versões na sua origem:

1ª Quando o povo francês ia assistir á um espetáculo, iam com animais (cavalos) e como era muita gente iam muitos animais, esses ficavam na frente dos teatro e defecavam em abundancia fazendo o maior meleiro no meio da rua em frente ao teatro, e, quanto mais os animais cagavam mais os ânimos ao espetáculo eram bons, porque quanto amais mais gente tinha. Daí, surgiu a ironia de que deu muita merda e uma boa peça, que deu casa cheia.
 Quando as mesmas pessoas iam assistir novamente comentavam um ao outro se deu merda no espetáculo, queria que fosse bom aí ironicamente desejavam que os cavalos cagassem bastante para inspirar todo o elenco e inclusive o público com a sua adrenalina da expectativa, a fama da merda e o status do grande público que atraia os críticos da época.

2ª A mais aceita por atores, dizem que um ator ia apresentar uma peça muito importante para si e todos que iam assistir, esse estava muito nervoso porque no teatro ia estar grandes críticos da cidade, além disso, quando saiu de casa não era seu dia de sorte topou com um incêndio que fez com que desviasse o caminho e se perdendo, saiu tomando orientações até chegou no teatro, quando chegou, pisou numa merda em frente ao teatro, mesmo assim foi um dos seus melhores espetáculo apresentado em sua vida.

Por tanto merda quer dizer o mesmo que boa sorte e um bom espetáculo, é de um uso frequente entre atores antes de apresentar-se. A expressão tem uma energia equivalente ao ator francês lembra do espírito guerreiro que venceu o nervosismo mesmo com os obstáculo e teve uma das suas melhores apresentações.

Mas há também uma forma da expressão que é totalmente o contrario disso, é quando depois do trabalho apresentado e uma pessoa (crítico, diretor ou outro qualquer) fala foi uma merda, porque aí já se refere mesmo que não teve valor esse trabalho, que foi ruim, decepção e etc. A merda só tem um bom sentido se for antes, depois já passa para o pejorativo, representa mesmo que a quantia das merdas dos animais que ficavam em frente dos teatros.

COMO BRILHA UMA FLOR



Como brilha uma flor
Nos campos límpidos do deserto
Do deserto morno da vida obscura
Da obscuridade dos sonhos
Dos sonhos de ser um
O um de si só... 
Dentro do seu casulo
O casulo da solidão
A solidão do horizonte do nada
O nada para ter, nada para esperar.

Como brilha uma flor

Sem cobrar algo por sua beleza
Beleza que habita tão longe
O longe mais perto que encanta
Encanta tanto que é profundo
Profundo intocável, separado, destemido.
Destemido do dia valente
Valente que não conhece a noite
Na fronteira entre a luz e a escuridão...
.
Como brilha uma flor

No encanto das suas cores
Cores que escondem o verde de suas folhas
As folhas escondidas pelo orgulho
O orgulho do brilho de uma flor.
Flor que em passagem de momento
Momento instante
Instante oculto de um flash
O flash de um rápido pensamento
Pensamento que mostra o quanto
Quanto é imperceptível mas notável
Notável brilho de uma flor.

Naldão. Artes

02/05/2014

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...