A CAPOEIRA DE MORRO DO CHAPÉU



Na cidade de Morro do Chapéu dentre tantas outras linguagens socioculturais que tem, entre elas temos a Capoeira. A Capoeira do Morro, vem desde o final dos anos de 1970 e mais específico nos anos 80. na construção dessa história, como destaque alem dos demais tivemos diversos mestres como o mestre Paulo o propulsor da Capoeira Regional na cidade, da Capoeira de Angola tivemos o mestre Peba e mestre Lua Santana. Esses mestre marcaram a historia da capoeira de Morro do Chapéu montando seus clubes e formando alunos que entre esses alunos alguns chegaram a serem mestres também, entre eles o grande e atual mestre NEI. O mestre Nei desde os anos 90 criou o seu próprio clube chamado TOCA DO LEÃO.

Nessa sexta feira dia 7 de abril do corrente ano, os alunos do mestre Nei, fizeram uma grande confraternização de aniversário ao mestre com muito axé e considerações que emocionaram o mestre. Tanto os alunos como a anfitriã do espaço Escolinha Chave do Saber, na pessoa da senhora e guerreira professora Vera Lúcia, ou como todos á conhece "Pró Bena".

Essa confraternização foi com a iniciativa dos professores alunos do mestre Nei, Darlan Alves e Adailson o popular "Orêa", que estão montando um novo grupo da Toca do Leão no bairro do Alto da Chapada no espaço do Parque de exposição da cidade, ambos convidaram mais amigos da capoeira como o professor Gonçalo Carmo que foi com seu grupo Raízes Baianas Morrense localizado na FAAASCIBA (antigo sopão).

A confraternização em comemoração ao aniversário do mestre Nei foi no espaço da Escolinha Chave do Saber, localizada na avenida Joel Modesto. Na mesma teve roda de capoeira, entrega de buquê, mensagem de homenagens, samba de roda e tantos outros que fizeram do encontro um consagrado evento em homenagem a um mestre que segura a capoeira na cidade até hoje em dia.


//NÓS DO ENCENAÇÕES TEATRO.COM TAMBÉM DESEJAMOS FELICIDADES AO MESTRE NEI E A TODOS OS ANIVERSARIANTES DO MÊS//



AS CARPIDEIRAS APRESENTADAS EM MORRO DO CHAPÉU


NO DIA 01 DE ABRIL DESTA ANO DE 2017, O GRANDE ESPETÁCULO DO GRUPO TEATRAL "LAMPARINAS DO SERTÃO" FOI APRESENTADO NA CIDADES DE MORRO DO CHAPÉU NO TEATRO ODILON COSTA (MINERVA).

 MESMO COM A ABENÇOADA CHUVA QUE CAI EM TODA A REGIÃO INCLUSIVE EM MORRO DO CHAPÉU, NA HORA DA PEÇA CHOVIA NA CIDADE MAS A PEÇA ACONTECEU COM TODO ENTUSIASMO PASSANDO A FORTE E DIVERTIDA MENSAGEM SOBRE A NOSSA CULTURA SERTANEJA (PRINCIPAL PROPÓSITO DOS LAMPARINAS DO SERTÃO). A PEÇA PASSA UMA MISTURA DE COSTUMES E A BUSCA INCANSÁVEL DE DUAS CARPIDEIRAS, QUE CANSADAS DOS SERVIÇOS DE UMA SITUAÇÃO TÃO COMPLICADA QUE A REZA PELOS FALECIDOS, PROCURA SEMPRE UM LUGAR QUE A MORTE NÃO CHEGUE, MAS SUAS ANDANÇAS SÃO GRANDES AS ATRIBULAÇÕES.


É UMA PEÇA QUE REMONTA DESDE AS SANTAS ATÉ AS "QUENGAS DO NORDESTE", DOS VALENTÕES AOS COVARDES E DOS ANJOS AOS DEMÔNIOS QUE ASSOLAM OS VIVENTES. DENTRO DE UM RICO QUADRO NORDESTINO COM UM APANHADO MUSICAL EXEMPLAR.

PARA VER MAIS FOTOS   CLICK AQUI

DESTAQUE

SEÇÃO DE CINEMA INFATIL

Aconteceu na FAAASCIBA nesse sábado dia 12 de outubro, uma seção de cinema para crianças com o filme DIVERTIDA MENTE 2. Além do ...