CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE MORRO DO CHAPÉU

No ultimo dia 13, na FAAASCIBA, em Morro do Chapéu, com o apoio do Mandato Coletivo e da SUDECULT aconteceu o I Encontro Intermunicipal de Dirigentes e Agentes Culturais do Norte da Chapada Diamantina, o encontro contou com a presença da Diretora de Territorialização, Lila Silva, o Superintendente de Desenvolvimento da Cultura, Orley da Silva e o Coordenador de Projetos, Kid Will, todos da SUDECULT/SECULT do Governo do Estado da Bahia, além de artistas da região e também do vereador da cidade de Miguel Calmon, Marlus, e dos vereadores Zé Ribeiro e Professora Sheila de Morro do Chapéu.


Orley da Silva abriu a reunião falando sobre a importância de ações como estas, deixando a Superintendência a disposição para o desenvolvimento cultural de Morro do Chapéu e região, logo em seguida a palavra foi passada para Lila Silva, que fez um recorte das funções da SUDECULT, além de questionamentos e explicações a respeito de programas e editais do governo, passando sobre a importância do sistema municipal de cultura, destacou a importância da participação popular em políticas públicas da cultura, cobrou também de Morro do Chapéu a participação no programa Municípios Culturais do Governo do Estado, já que a SECULT local não inscreveu o município para a participação. Kid Will, fez sua fala explicando sobre a sua coordenação, das especificidades de pontos, câmaras e conselhos de cultura.

O encontro teve seu fim com alguns desdobramentos e comprometimentos, sendo eles, por parte da SUDECULT, Professora Sheila e Artistas, a organização e solicitação junto a SECULT BA que Morro do Chapéu seja contemplado com uma Escola Cultural (Projeto do Governo do Estado), e a implantação do sistema municipal de cultura, sendo pra isso marcado uma próxima reunião no dia 24/08, local ainda a definir, para debates entre agentes culturais e poder público a respeito. 2019.

(TEXTO SHALIN)


A palestra foi conduzida por Lila Silva Diretora da Territorialização da Cultura DTC, onde foi pautada com os seguintes assuntos:

  • O QUE É A SUDECULT - Uma explanação do que é a SUDECULT e a sua função na territorialização da cultura e os seus sistemas de governabilidade.
  • EDITAIS CULTURAIS - Uma orientação de editais e principalmente a lembrança que na cultura não é só o meio público quem faz editais mas tem muitos da iniciativa privada e alguns com facilidades de acessos.
  • PROJETOS - Foi explicado a questão da iniciativa fiscal e que muitos projetos devem ser direcionado no seu viés certo, principalmente com amparo legal para dedução fiscal.
  • SISTEMAS MUNICIPAIS DE CULTURA - Nessa pauta tratou-se do que é cultura e o foco na cultura artística, tradições e patrimônios culturais. O assunto dessa pauta mais conveniente a maior parte do público presente por ser de Morro do Chapéu foi a criação do conselho municipal de cultura, foi orientado por Shaolin que para uma criação de um conselho deve ser feito primeiro um mapeamento da cultura atual para que cada uma dessas linguagens tenha cadeira cativa no conselho. 
  • O CONSELHO DE CULTURA DE MORRO DO CHAPÉU - Cientes de que existiu um conselho e se encontra desativado, os interessados presente sugeriu começar por esse mapeamento da diversidade da cultura do município que é grande, criar uma nova lei dentro dos parâmetros do estado, criar os espaços para cada uma dessas linguagens dentro do conselho e ficou marcado um encontro para o dia 24 de agosto
RECORTE DA FALA DE LILA SILVA

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...