UMA SEMANA DE ARTE EM MORRO DO CHAPÉU

Da segunda feira dia 19 até a sexta feira dia 23 de novembro 2018, a cidade de Morro do Chapéu foi um sarau das suas linguagens artísticas culturais. Começou com a campanha de leitura das escolas municipais que culminou na sexta dia 23 com o apoio da prefeitura municipal e projetos da ENEL, foi finalizado com o batizado de capoeira contendo diversas apresentações artísticas.

CAMPANHA PRO LEITURA DAS ESCOLAS - Como forma de incentivo a leitura, as escolas municipais de Morro do Chapéu com o propósito de melhorar o IDEB local, fez um projeto para estimular a leitura dos alunos. Cada escola foi muito criativa dando as diversas formas para que os alunos desenvolvesse o interesse pela leitura, inclusive as expressões artísticas. Entre as expressões estiveram presentes teatro, música, dança, pinturas, artesanatos, poesias, causos, contos e muitos outros para atrair a atenção dos alunos para a intimidade com as letras.










Dentre as escolas que esteve em destaque tem a Escola Municipal Adalberto Pereira que fez uma culminância primeiro interna depois no evento geral com as demais, a Escola Municipalizada Yeda Barradas que expôs inclusive materiais do seu sucessivo projeto A Cor da Arte e a Escola Municipal Reinaldo Moreira que também se destaca em projetos artísticos. Além dessas tivemos também as demais escolas cada qual com a sua peculiaridade artística educativa.



BATIZADO DE CAPOEIRA
O grupo de capoeira de Morro do Chapéu Raízes Baianas realizou seu quinto batizado de capoeira. Nesse, o grupo expôs seus trabalhos de 

MÚSICA
com a percussiva desfilando pelas ruas da cidade saindo da FAAASCIBA em direção à Casa da Arte, tocando e tremendo a cidade com o seu som afro baiano.
DANÇA - Com o grupo HIP FUNK dançando dança de rua com as mais variadas expressões corporais, com as danças afro como o samba de roda e o jongo.
BERIMBALADA - Com diversos toques de berimbau dentro da cadência do ritmo da capoeira.
RODA AULA - Com o mestre Mário Guaraná da cidade de Amélia Rodrigues.
BATIZADO E TROCA DE CORDAS - Com a realização de troca de graduação dos alunos da casa tanto da sede do município como dos Quilombos de Barra, Lapinha e Veredinha. Logo em seguida foi fechado o evento com uma roda aberta de capoeira.

Com esses Morro do Chapéu mais uma vez fecha uma semana inteira com arte e cultura para todos os gostos entretendo, divertindo e atraindo sua juventude para o que há de bom como forma de vida, sabedoria e construção histórica e identitária dos seus munícipes.

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...