TRADIÇÃO DE SÃO RAFAEL NO SÃO JOÃO

Entre os sucesso do São João do Morro, nesse fim de semana no dia 23 deste mês de Junho, o povoado de São Rafael mas uma vez foi destaque. Com sua grande tradição das fogueira em pé, o povoado que é uma das comunidades que mais tem a essência cultural e tradicional ao longo da sua história,  faz essa espécie de tradição das FOGUEIRAS EM PÉ.
Nesse São João a comunidade teve nove fogueiras em pé, segundo os moradores já teve São João com vinte e seis, cada casa que faz a fogueira acolheu as pessoas oferecendo comidas típicas do festejo, bebidas e musicalidades, nas fogueiras tem os diversos prêmios para os "pegadores de fogueiras", as pessoas ficam ansiosas esperando a queda da próxima fogueira, todas ela caem numa sequência, primeiro em uma casa depois em outra, tem por costume uma organização em que ascende uma fogueira quando a que já está queimando esta próximo a cair, depois o público vai para que então está queimando. Segue essa sequencia até chega na última.

É uma das festas mais juninas e conservada da região, por tradição são tocado forrós pé de serra. Nesse, a associação comunitária do povoado que é um ponto de cultura chamado PONTO DE CULTURA FOGUEIRA CULTURAL, faz uma grande preservação em contatar trios de forró pé de serra para esquentar a parte dançante da festa. o São João de São Rafael é dos melhores do Morro para ser apreciado.

O PONTO DE CULTURA faz um trabalho de valorização cultural o ano todo, dando como proposta para os jovens da comunidade arte, esporte e educação tradicional com diversas linguagens. Mantém a tradição da quadrilha junina que carrega o nome de QUADRILHA MARCOS BAGANO, Marcos Bagano foi um dos maiores lutadores pela manteção das tradições do lugar.








 

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...