COMO NASCEU O SÃO JOÃO


NAS HISTÓRIAS
É muitas vezes conturbada a história da festa mais tradicional e popular do Brasil e do mundo, o SÃO JOÃO, devido as divergências religiosa os protestante atribui a festa é comemorando a morte de João Batista, é uma época que o grande comércio aproveita para suas vendas e isso cai na crítica, e, sempre tem gente que acha que cada vez mais essa grande festa santa e profana ao mesmo tempo está perdendo suas características original.

O SÃO JOÃO
Nasce muito antes ainda das festas cristãs, segundo estudo vem dos rituais do solstício de inverno, época de colheita que em várias culturas eram feita festas de comemoração a fartura, isso acontecia na cultura grega, nórdica, egípcia, céltica e outras principalmente na Europa. Nas Americas também tinha os rituais inclusive os dos índios brasileiros.

RELIGIOSAMENTE
A festa do santo mais popular da igreja católica, João Batista, vem de quando o anjo Gabriel visita o sacerdote Zacarias pra lhe falar que sua esposa Isabel daria luz a uma criança e essa deveria se chamar João a mando de Deus. Zacarias não acreditou muito principalmente porque sua mulher era estéril, mas como se tratava de Deus então aconteceu que Isabel engravidou. A Santa Isabel era prima de Maria da Grassa que veio a ser a mãe de Jesus, a qual o mesmo anjo apareceu também pra ela dizendo que ela geraria o filho de Deus que viria para salvar o mundo da iniquidade, o mesmo anjo falou para José o noivo de Maria que ele era virgem antes de ter a criança e se tornaria virgem mesmo depois da parição, ganhando essa também o nome da Virgem Maria ou Virgem Santíssima

A FOGUEIRA E COMIDAS
Isabel falou para sua prima e abençoou o filho que Maria esperava dizendo "bendito é o fruto do teu ventre", dizer que faz parte da reza da santa Maria, falou que o sinal quando João nascesse ela ascenderia uma fogueira e colocaria um mastro, assim Isabel fez e Maria ficou sabendo do nascimento pela luz da fogueira e o mastro iluminado, foi até a casa de Isabel onde estava tendo uma grande festa com comidas típicas daquele lugar por nascer o últimos dos profetas da hera cristã.

JOÃO BASTIA E JESUS
João Batista ou seja, João o batizador, sabia do seu chamado e percebe a sua hora, se isolou no deserto e começou a batizar as pessoas, o batismo simboliza uma purificação para renascer das águas e seguir uma vida sem pecados, até ele receber Jesus no rio Jordão mesmo sem pecado algum. Ele fala pra Jesus que ele era quem deveria ser batizado por aquele que é o filho de deus, porem Jesus quis ser batizado mesmo assim, por aquele que foi o último dos profetas.

A MORTE DE JOÃO BATISTA
Posteriormente por não clamar nome de rei algum, João foi preso pelo estado no comando do rei Erodes. Em um certo tempo numa festa no seu castelo, o Rei Herodes pede a princesa Salomé filha de Herodíades que ela dance pra ele que daria a ela o que ela pedisse, Salomé dançou e depois pediu a cabeça do Profeta João Batista em uma bandeja, assustado o rei tenta dissuadi-la mas sem sucesso. Diante esse acontecimento os evangélicos protestante protesta contra a festa de São João porque segundo eles é comemorando esse feito, mas na doutrinação católica que dá origem a festa, é comemorado o nascimento com o simbolo da fogueira em aviso a Maria

NO BRASIL
Quando os portugueses chegaram no Brasil, os jesuítas que tinha como função catequizar, já encontraram com os índios brasileiros festas em que os mesmo cultuava épocas do ano que tinha a melhor safra e abundância nas comidas e bebidas. Fazendo essa fusão deu-se o que temos hoje como as comidas típicas dos índios brasileiro e dos africanos escravizados, por isso temos as comidas bastantes naturais e baseada nos derivados e no próprio milho, amendoim e canas, como bebida no Brasil é o quentão que é uma bebida vinda das tribos indígenas.

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...