DECLÍNIO


O pior aperreio que já passei
Agora está do lado que acreditei
O que errei tá virando terror
Deus não alumiou com seu cajado
E fui muito muito mal informado
Pelo sacana meu santo pastor

Agora sobra como resto
Fingir que tá tudo certo
Do lado podre que entrei
As centelhas do nosso engano
Nos faz loucos e insano
O que sei finjo que não sei

Ascenderam nossas lareiras
De tirar da pátria brasileira
Esse câncer chamado corrupção
Nessa luta que é sobrevivência
É parte da maior carência
Nada mede essa decepção

Nessa vida sob tragédia
Tem coisa que é até comédia
Só alimenta a fome do destino
Quero apagar minha vil ilusão
Se tenho um projeto de nação
Mal desenraizo meus desatinos.
NALDÃO. ARTES
agosto de 2019

1º SARAU DO MORRO!


Coletivo Grito Do Gueto apresenta:

SARAU DO MORRO!
Arte, Música e Poesia por Libertação!

Dia: 21 de setembro
Horário: Às 16h
Local: Rua Raimundo Costa
(Rua do Cano)
Bairro: Caixa D'Água
Cidade: Morro do Chapéu/BA

INTERIOR RESISTE! LONGE DOS HOLOFOTES E DA CENTRALIZAÇÃO DAS METRÓPOLES!

Na Chapada Diamantina, para muito além do disfarce das "atrações turísticas" (em sua maioria bastante exclusivas e que direcionam a lucratividade para empresas parasitas que exploram os filhos desta terra), existe um sangrento histórico de dominação e opressão por entre as veredas das grandes serras, assim como existe um grande histórico de batalhas travadas por indígenas, africanos e seus descendentes nesta terra. Batalhas que são travadas até hoje, pois o domínio territorial ainda é disputado por "forasteiros" que reproduzem a conduta racista e escravocrata ao submeter os filhos  e filhas desta terra à suas exploradoras regras de economia e condições de trabalho. É na contestação contra esta realidade que surge o COLETIVO GRITO DO GUETO, que reúne artistas da Chapada Diamantina com a missão de se organizar de forma autogestionada e propagar atividades culturais diversas nas ruas das pequenas cidades do interior, pela conscientização e libertação dos nossos!

Em 21 de setembro, às 16h, o COLETIVO GRITO DO GUETO se reúne nas ruas mais uma vez, levando para as quebradas de CAIXA D'ÁGUA, na cidade de Morro do Chapéu/BA (Chapada Diamantina) a EXPRESSÃO CULTURAL como forma de posicionamento antirracista, antimachista, antifascista e fazendo da ARTE, da MÚSICA e da POESIA, ferramentas de contestação, transformação e libertação! É o SARAU DO MORRO! Será uma tarde intensa, com diversas atividades que visam dar visibilidade à artistas locais e de outras cidades da região e mostrar que, para muito além do estereótipo de "cidadãos pacatos", nós, moradores e migrantes do interior, sabemos quem somos, qual nosso lugar, quais nossas condições e quais as dificuldades cotidianas que enfrentamos, somadas à violência racial, sexual, social. Que estamos nos organizando e nos posicionando contra TODAS AS FORMAS DE OPRESSÃO! SARAU DO MORRO! GRITO DO GUETO!

Texto : Daniel Oliveira

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...