PROGRAMAÇÃO DA CARAVANA VIRTUAL

 







 ESPETÁCULOS TEATRAIS GRATUITOS NA PALMA DA MÃO DE BAIANOS

A Mostra Caravana Teatro Itinerante Virtual, marca os 13 anos de existência do movimento artístico e cultural no interior da Bahia, com atividades totalmente virtuais. O projeto que conta com apresentações de espetáculos teatrais passou por várias cidades no estado, e em 43 edições encantou apreciadores da arte cênica, como educadores e estudantes. 


 É a primeira vez que as atividades ocorrem 100% no mundo virtual e pretende bater nas portas e adentrar as casas de baianos e rodar pelo mundo inteiro. Tudinho transmitido ao vivo através da plataforma virtual no YOUTUBE de 19 a 21 de fevereiro.


 “ Esse projeto sai do interior para o mundo com a ajuda da tecnologia, por isso estaremos alcançando espaços nunca imaginados. Contará com 15 espetáculos teatrais , além de poesia, dança, música e oficinas disponíveis gratuitamente, durante esses 3 dias, na comodidade das casas de baianas, baianos. Uma oportunidade também para conhecer a cultura de várias cidades do estado e de Sergipe”, explica Helen Carregosa,  coordenadora do projeto financiado pela Lei Aldir Blanc Bahia.


As apresentações artísticas abordarão temas que promovem a reflexão da sociedade como: responsabilidade social, a violência contra a mulher, a natureza e a pandemia.


 Além disso,  peças infantis  darão a leveza ao final de semana da família que poderão apreciar a arte e sentir esperança de dias melhores . “ Estamos empenhados em levar arte para casas de pessoas que nunca foram ao circo. Uma das peças infantis será a magia do circo e tudo que envolve o lúdico. A programação será contínua, ou seja, começa às seis da tarde até que todos os espetáculos sejam apresentados. Por isso pedimos aos pais e mães que façam um balde de pipoca para rir conosco”, entusiasmada, pontua Carregosa.


📲PANDEMIA E FORMATO DIGITAL

Por causa da Pandemia, este ano, o evento será em formato digital e poderá ser acompanhado na palma da mão e na comodidade das residências. 

A iniciativa cultural estimula a valorização de grupos artísticos locais, da cultura do interior e ganha mais um novo formato. 


Constrói, nesse momento caótico que o país vive, uma ponte entre todes baianos e as artes produzidas no interior do estado. Apesar do distanciamento físico, esta edição, se aproxima do público e apresenta o trabalho produzido por artistas da Chapada Diamantina.

 Um bálsamo para compreender a realidade através das retratações sociais mas também um remédio que alivia as dores e dá ânimo e sentido à vida.


E como cita Nietzsche “Temos a arte para não morrer da verdade”.


O evento, nasceu na cidade de Bonito- na Chapada Diamantina, conta com a apresentações de artes autorais idealizadas por centenas de artistas e apreciadas por mais de 20 mil espectadores. Além das peças teatrais gratuitas que já rodaram 20 cidades; poesia, dança, música e oficinas compõem a programação do evento realizado por artistas da Chapada Diamantina, da capital baiana e do estado de Sergipe.

ALÍVIO PARA OS ARTISTAS 

Cada grupo artístico estará em sua cidade natal transmitindo a peça  pelo Youtube. 


O evento reúne grupos e artistas de cidades como: Bonito, Seabra, Wagner, Senhor do Bonfim, Utinga, Souto Soares, Salvador, Baixa Grande, São Gabriel, Iraquara, Jacobina, Santo Estevão, Ponto Novo, Ourolândia, Morro do Chapéu, Andaraí, Itaitê e Simão Dias (Sergipe). 

O projeto será um respiro para os artistas que ficaram mais de 10 meses sem poder realizar eventos e tiveram a renda comprometida.

🎬📽

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

📌SERVIÇO:


O QUÊ? MOSTRA CARAVANA TEATRO ITINERANTE VIRTUAL

QUEM? ARTISTAS DO INTERIOR DO ESTADO

QUANDO? 19 a 21 de Fevereiro

ONDE:  YOUTUBE//CARAVANA TEATRO ITINERANTE


📲Mais Informações :


Emanuele Pereira

Analista de Comunicação Integrada/Jornalista – DRT 3268

(71) 9 8874-2854 (também whatsapp)

emanuele@bravainteligente.com.br

Helen Carregosa 

Coordenadora do evento da cidade de Bonito-Bahia. É atriz e vice-diretora do Grupo Teatral Bom’nartes, participou do curso RETRATE Interior, é membro do Movimento Caravana Teatro Itinerante, diretora executiva da ACOARTI - Associação Comunitária Comissão Organizadora das Caravanas Teatro Itinerante, membro organizador do ENARTE - Encontro Regional de Artes Cênicas de Bonito. Participou em 2019 do Intercâmbio Artístico e Cultural da FUNCEB em parceria com o FIAC Bahia. Membro fundador da Rede Os Catorze.

CONTATO: (75) 9 9851-0243

Olá diretoras e diretores caravaneiros
Algumas informações necessárias:
• Durante a Oficina de Teatro Esporte: as cores das camisas são fundamentais para definir seu grupo;
• Cada rodada terá em média 30 segundos para a realização das cenas - os três jogadores precisam ser rápidos;
• Toda vez que seu grupo for chamado, ao ligar o microfone falem o NOME DO GRUPO (ex: Grupo Teatral Bom'nartes), depois inicia a cena solicitada.
• Cada grupo que perder a rodada deverá sair da sala do zoom e passar a acompanhar pelo canal no YouTube. (Para facilitar o manuseio da pessoa que estará no comando do zoom).
• Toda vez que o grupo ganhar, faça uma vibração, comemore. (Vai ajudar a manter a oficina com boa energia).
• Escutem com atenção aos comandos, pois tudo será feito de forma rápida. 
• Serão premiados os grupos que ficarem em 1°, 2° e 3° lugar na oficina. (Premiação simbólica).

OFICINA SERÁ DIA 20, ÀS 10:00 HORAS ATÉ ÀS 12:00 HORAS.

OUTRO ASSUNTO:
Durante a gravação do seu espetáculo, cada elenco do espetáculo deverá tirar uma foto  devidamente caracterizado que represente seu trabalho para usarmos na votação dos melhores espetáculos, será mais fácil para o público identificar a peça que mais lhe agradou, ou artista.




PEOJETO MINERVA VIRTUAL

 


Músicos da Sociedade Filarmônica Minerva selecionados para organizar, restaurar e digitalizar documentos, fotos e partituras de peças musicais que compõem o acervo histórico da entidade, que data desde 1891, já estão em atividade selecionando minuciosamente com os devidos cuidados, as 15 músicas que serão editadas e divulgadas em breve no site da entidade. O Projeto MINERVA VIRTUAL: Vivendo a sua história e trajetória na era digital oferecerá um acervo digital como uma ferramenta tecnológica da Filarmônica que terá um papel de difundir, democratizar o acesso e preservar uma história de mais de um século, além de conhecer um pouco mais desse patrimônio cultural.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

O grupo de estudantes está trabalhando sob a orientação do coordenador e diretor de projetos Dantinhas e do maestro Alberto Santos.

Os músicos que estão examinando e catalogando as partituras, são: Guilherme Pereira (toca tuba), Mably Rocha(toca sax tenor), Alisson Rocha (toca trombone), Nardini Rocha (toca flautim) e Gabriel Barbosa (toca tuba).  

Escolheremos peças musicais dos maestros morrenses Cícero Lemos, Joazino Ribeiro e Ulisses Valois.

FONTE DO FACE BOOK DA MINERVA

DESTAQUE

SEÇÃO DE CINEMA INFATIL

Aconteceu na FAAASCIBA nesse sábado dia 12 de outubro, uma seção de cinema para crianças com o filme DIVERTIDA MENTE 2. Além do ...