A SEMIOLOGIA DO ATOR


A semiologia e uma palavra usada no meio da medicina e é uma técnica em que o médico analisa o seu paciente como se encontra de acordo com suas expressões e o estado clinico patológico em que se encontra.
 Como o medico pode identificar isso? Com o seu questionário em seu primeiro contato com o paciente naquela consulta, a sua aparência, as resposta coerente o não de acordo com as perguntas, em fim, uma serie de coisa em que o médico pode fazer para compor sua semiologia ali no momento. É preciso que o médico seja prático para que ele tenha bons resultados na sua analise, a palavra se encontra lógica com um neologismo em que mistura semblante com patologia.

A semiologia do Ator é claro que é diferente e ao mesmo tempo igual na sua área; o ator, diretor, autor ou dramaturgo precisa ter sua analise de percepção do que ele quer passar diante a mensagem, para isso, é preciso um estudo da situação na qual ele quer transmitir essa mensagem, tanto na realidade quanto nas suas inspirações lúdicas.
Essa semiologia tende desde o público de um texto fechado (texto fixo e decorado) a de um público de um texto aberto (texto performático que permite variações de acordo com a situação na que está apresentando). Isso é preciso na hora de uma analise do texto com seu conteúdo, como se encaixa cada complemento, o que tem no subtexto, qual carga psicológica natural, o quanto de energia e necessário para o ator empregar no trabalho como um todo.
 O ator e diretor precisa analisar com cuidados o que cada personagem de um texto ou espetáculo é, como  requer para uma boa montagem, não adianta o ator analisar só a sua personagem, deve ser todas, o que cada uma quer, qual o perfil dessa personagem no texto, de onde ela vem pra onde ela vai, qual a sua função dentro daquela história, quem e o que ela é, em fim, tem que ter uma análise geral de tudo e o que acontece. Um bom ator tem esse olho clinico imediato por prática, outros precisa de mais tempo, mas ambos precisam fazerem sua semiologia completa sem interferência de tempo.
Lembrando que a semiologia do ator não quer dizer que entende o texto como um doente, mas como um seleto desafio descobrindo cada desconhecido nas entre linhas do que está sendo montado, quanto mais vai se descobrindo mais as coisas fluem, dando mais vida aos fatos desde um gesto á um contexto completo, explorar além do que ali tem, quanto mais a obra for rica mais o ator, o escritor, o diretos ou qualquer artista colori sua obra de arte para ser apreciado pelo seu público que é a razão da sua montagem, o público é o destino da mensagem a ser passada pelo ator, e de acordo com o trabalho desse artista é o que seu público vai lhe ter como referencia.
 Outra categoria cênica que deve ter uma boa semiologia é o palhaço, um bom palhaço semiólogo ele mede suas peripécia, piadas, brincadeira e falas de acordo com o público respeitando o ambiente e sendo mais criativo para a satisfação de si mesmo e do seu público, sem constrangimento do que fez ou do que disse matando assim suas inspirações, contemplando sua responsabilidade dentro dos seus ensembles. Nas diferenças entre um público infantil e um público adulto o palhaço é o mesmo, até a apresentação pode ser a mesma, mas a forma como se apresenta varia de acordo com a linguagem para o receptor, fazendo uma harmonia entre os dois ensembles, o ensemble do ator e o ensemble do público, e, isso é válido para qualquer tipo de ator seja ele de teatro, de circo, de arena, de rua e etc.

 Então antes de fazer ou concluir um trabalho lembre-se que a semiologia do ator é de suma importância para cautela e aprimoramento da sua técnica, quanto mais abrangente for suas fontes mais completo será seu trabalho e isso faz a diferença.

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...