A ARTE ESTÁ EM TUDO

Dentro da humanidade se formos observar tudo nasce de uma inspiração artísticas, desde objetos, tecnologias, músicas, palestras, danças e vários movimentos combinados, tudo nasce da arte. A questão é que a arte deixa de ser arte na concepção científica devido a ideia que foi estudado um único assunto a fundo, desenvolvido formas, modelos cada vez mais elaborado, testado e remodelado até chegar a um denominador esperado, ou ir além dele. É quando que daí deixou de ser arte segundo alguns conceitos para ser uma ciência, uma técnica profissional, uma coisa altamente elaborada e segura.

Mas a final, o que é arte? Derivada do Latim ARS que significa técnica ou habilidade humana, a arte é uma forma da expressã para demonstrar suas manifestações, estéticas, emocional, imaginação, comunicação, utilidades e uma porção de variedades de linguagem como teatro, desenhos, danças, músicas, esculturas, pinturas, escritas, arquiteturas, designs e em fim tudo que seja uma habilidade do ser humano de expressar algo que ele sinta de forma intensa ou não.

Ao partir desse princípio, tudo no mundo é uma obra de arte, o computador, o celular, um avião, um carro tudo isso teve uma mão de um profissional de design que é uma artista plástico, os formatos dos softwares teve uma grande arquitetura gráfica, a produção da matéria para esse projetos, os pensamentos coesos para chegar no objetivo, todos esses elementos são de origem artística.

Alguns autores (como Hegel e Ricciotto Canudo) e pensadores organizaram as diferentes artes em uma lista numerada. A inclusão de algumas formas de arte não foi muito consensual, mas com a evolução da tecnologia, esta é a lista mais comum nos dias de hoje:

1ª Arte - Música;
2ª Arte - Dança / Coreografia;
3ª Arte - Pintura;
4ª Arte - Escultura / Arquitetura;
5ª Arte - Teatro;
6ª Arte - Literatura;
7ª Arte - Cinema;
8ª Arte - Fotografia;
9ª Arte - Histórias em Quadrinhos;
10ª Arte - Jogos de Computador e de Vídeo;
11ª Arte - Arte digital.

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...