27 DE MARÇO DIA MUNDIAL DO TEATRO

Para você que já foi num teatro, ou até mesmo quem nunca foi, mas com certeza ja ouviu falar dessa arte milenar que surgiu da necessidade de se comunicar junto com o ser humano. O teatro vem da comunicação quando os homens usaram de antes da fala propriamente dita, expressões para por seus sentimentos e pensamentos. Nessas expressões, vem a comunicação em ritual com o divino, chega ter esse nome TEATRO que significa PARA SER VISTO, como ritual na Grécia antiga em torno do século V ao VI antes de cristo. O ritual era ao Deus Dionísio, o Deus do vinho e da fertilidade, o rito a esse Deus era em uma procissão chamada de DITIRAMBO onde os devotos cultuavam pela boa safra, boa procriação, inclusive entre os homens nas épocas do inverno. O DITIRAMBO era regrado a vinho, coro (musicas), coreutas (cantores) e o povão, o povo da Grécia nesse tempo transformou as ENCENAÇÕES dessa procissão em arte, qualificando-a de várias formas.

 DIA MUNDIAL DO TEATRO

Hoje é dia 27 de março? Então hoje é o dia mundial do teatro, assim como o dia do circo. O dia mundia do teatro foi criado em 1961 pelo ITI International Theatre Institute (INSTITUTO INTERNACIONAL DO TEATRAL), data da inauguração do TEATRO DAS NAÇÕES em Paris na França.

Segundo conta a lenda um grupo de trabalhadores de uma pedreira, ascenderam uma fogueira para se aquecerem, um jovem começou fazer silhuetas com a sombra projetada da fogueira no rochedo. Na medida em que ele fazia posturas engraçadas os companheiros ditava o supostamente texto e ele interpretava como mímica levando todos ali a diversão. As figuras eram diversas entre animais, opressores, oprimidos, patrões, trabalhadores, Deus, o Diabo e em fim, muitas figurações.

A Companhia de Teatro Encenações vem desejar a todos os atores, teatrólogos, dramaturgos e as pessoas que visita esse Blog, um excelente Dia do Teatro com muita arte e muita fé no Espelho da Vida!


PAIXÃO DE CRISTO EM JACOBINA


SERÁ APRESENTADO  ESPETÁCULO TEATRAL "A PAIXÃO DE CRISTO" EM JACOBINA BAHIA, UMA REALIZAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE "DIONISIO ARTES" SOB A DIREÇÃO DE MÁRIO SILVA, NO DIA 29 DESTE MÊS DE MARÇO.

 O ESTÁCULO SERÁ APRESENTADO NA PRAÇA DOUTOR MIGUEL CALMO ÁS 19 HORAS. O ESPETÁCULO É UM TRABALHO DE RUA COM O PÚBLICO ITINERANTE.


ESPERAMOS TODOS LÁ!

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...