O QUE É A CARAVANA TEATRO ITINERANTE?

 


APRESENTAÇÃO

O Programa CARAVANA TEATRO ITINERANTE é uma inciativa teatral, cultural e artística regional tendo também outras linguagens, propondo essas artes como forma de transformação, de identidade, de fomento á cultura e de incentivo social.

Prevê com base nos parâmetros legais a inclusão do teatro como reabilitação social, por intermédio das secretarias vigentes e parceiros, para ser trabalhado nas cidades um evento regional com cultura, arte do teatro, poesias, músicas tradicionais e danças tradicionais.

É um grande evento que reúne várias cidades do interior da Bahia e até de outros estado da região nordeste brasileira, trazendo apresentações de diversas peças de vários gêneros, formação na área teatral, musical, tradicional, poética dança e demais que estiver dentro das linguagens.

É organizada pela ACOARTI Associação Comunitária Comissão Organizadora da Caravana Teatro Itinerante. Uma associação que cuida das agendas, da união entre os grupos, dos trabalhos de desenvolvimento do evento e de demais assuntos que se refere á Caravana.

JUSTIFICATIVA

                Considerando que as tradições estão se perdendo e o teatro ser um dos principais viés para o resgate duradouro com suas pesquisa, prática, ensinamento e estímulo da valorização das tradições.

                Considerando uma análise dentro dos parâmetros mundiais e históricos, que o teatro é uma arte nobre que cruzou milênios como espelho da humanidade em todos os sentidos pelos cantos do mundo, que em todo lugar há a pratica organizada e é vinculado desde as grandes companhias aos pequenos grupos locais.

Considerando que a nossa região Chapada Diamantina é forte na pratica teatral, e que a Caravana Teatro Itinerante é um reflexo dessa força.

Esse projeto vem propor aos comércios, ás prefeituras, ás empresas e á qualquer pessoa que possa participar com apoio para essa grande ação programada em todo o território da Chapada Diamantina, tenha êxito com sua durabilidade e com seu sucesso nas suas práticas.

 

 

   As caravanas sugiram no ano de 2009 com o propósito de fortalecer os grupos e o teatro da região onde muitos grupos surgiram e formaram diversos cidadãos e teatristas, no entorno de 11 (onze) cidades da Chapada Diamantina, 4 (quatro) cidades de fora do território e mais 2 (duas) do estado do Sergipe.

OBJETIVOS

A Caravana Teatro Itinerante tem como objetivos os seguintes tópicos.

1)      Fortalecer o teatro da região, da Chapada Diamantina e do interior da Bahia, fortalecer os grupos teatrais, fazendo intercâmbios entre os mesmo, diversificar a prática teatral com outras linguagens artísticas e seus gêneros, levar o teatro a todas as camadas da sociedade.

2)      Promover preparações teatrais, poéticas e de dança com oficinas, palestras e debates sobre essas linguagens com sua importância na formação do ser.

3)      Integrar os meios governamentais e não governamentais as artes como proposta de engrandecimento e intercambio sociocultural.

4)      Trazer a sociedade para consumir o teatro, as artes e as tradições de valores imateriais como forma de garantir a identidade e valorização histórica regional e local.

5)      Trazer as organizações civis, governamentais e jurídicas como parceiros colaboradores e consumidores dos trabalhos teatrais como proposta de educação e erradicação dos riscos sociais.



DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...