XII ENARTE

Nos dias 16, 17 e 18 desse mês de Novembro a cidade do café e do frio Bonito Bahia com o seu grupo teatral Bon'nartes juntamente com a diretoria municipal de cultura, estarão realizando o 12º ENARTE, o evento é um grandioso encontro de artes cênicas.


O ENARTE desse ano terá uma motivação em especial, estará fazendo parte das festas de inauguração do tão sonhado Centro Cultural Municipal de Bonito, um auditório que estará contemplando a cidade nos eventos oficiais e artísticos, o 12º Enarte estará trazendo o tema MITOLOGIA GREGA, grande reverencia aos primórdios teatrais que enaltece o palco e casas de espetáculos, foram convidadas em torno de 16 cidades dos principais cantos da Bahia e duas cidades do estado de Sergipe.

O evento terá dessa vez a eleição de novos membros da Comissão Organizadora das Caravanas (COC), sendo que o Enarte é ponto de partida das caravanas. Essa eleição será para novos membros que ocuparão os cargos de: Coordenador Geral, Coordenador Executivo, Coordenador de projetos e marketing e Coordenador Financeiro.

A programação do 12º Enarte será a seguinte:

ABERTURA OFICIAL NA SEXTA DIA 16 - Com as autoridades da gestão municipal, do legislativo, comerciantes com os demais colaboradores e as autoridades artísticas, das áreas de dança, músicas e teatro e demais linguagens.

O DITIRAMBO MODERNO SÁBADO DIA 17 - Grande cortejo pelas ruas da cidade ás 10 horas da manhã, oficinas as 14 horas da tarde e as apresentações no palco a partir das 19 horas da noite.

FECHAMENTO DOMINGO DIA 18 - Fechamento com confraternização entre os grupo, reunião com os diretores de grupos teatrais, RCCB e demais que estiverem presentes, eleição para novos membros da COC (Comissão Organizadora das Caravanas).

ATA DA ÚLTIMA CARAVANA DA CIDADE DE UTINGA

5 DE NOVEMBRO DIA NACIONAL DA CULTURA, CINEMA E DA LÍNGUA PORTUGUESA

O dia 5 de novembro marca grandes comemorações importante para o povo brasileiro, é comemorado o dia nacional da Cultura, o dia nacional do Cinema brasileiro e o dia nacional da língua portuguesa. Todos esses são de grande marco na vida de cada brasileiro, vendo que nosso país é riquíssimo em diversas culturas, o nosso cinema nasce já a muito tempo e teve grandes lutas e avanços no campo e sem contar que o idioma que falamos desde a entrada dos portugueses em que fizeram a implantação dessa língua, é atualmente falada em 9 países.
O DIA NACIONAL DA CULTURA - Foi estabelecido pelo MINC (Ministério da Cultura) a data do dia 5 de novembro como o dia nacional da cultura em homenagem ao nascimento do grande jornalista jurídico, depois presidente da Academia Brasileira de Letras Rui Barbosa. A data foi criada em 15 maio de 1970 pela lei 5579. Nesse dia o MINC homenageia pessoas que contribuíram consideravelmente para a cultura brasileira, é a ORDEM DO MÉRITO CULTURAL (OMC), a cerimônia acontece preferencialmente no dia cinco, tendo mudanças do dia somente quando é preciso ajustar o calendário de acordo com a semana.

No estado da Bahia nesse ano de 2018, haverá grandes manifestações entre elas o Concerto Ecumênico realizará o Coral Gótico no Museu de Artes Sacras da UFBA com entrada franca, Contações de história com o projeto Viagem Pela Literatura em Vitória da Conquista, o espetáculo será na biblioteca municipal.

DIA NACIONAL DO CINEMA BRASILEIRO - Comemorado também no dia 5 de novembro marcando a primeira exibição no ano de 1896 na cidade do Rio de Janeiro, em outras versões o dia também é comemorado no dia 19 de junho que comemora o primeiro dia de filmagens em terras brasileiras, de qualquer forma, o cinema brasileiro é contemplado com duas datas cada qual com sua causa específica. Hoje em dia o Brasil muito já avançou nessa tecnologia e faz tanto projeções como produções em 3D que é a sensação do cinema moderno mundial.

DIA NACIONAL DA LÍNGUA PORTUGUESA - Criado sob o decreto 11.310 do dia 12 de junho de 2006, o dia foi estipulado para o 5 de novembro, essa também foi em homenagem ao escritor baiano diplomata Rui Barbosa Águia de Haia, fundador da Academia Brasileira de Letras a qual presidio de 1909 a 1919, também foi grande pesquisador da língua mais falada do mundo, hoje a língua portuguesa é falada por mais de três milhões de pessoas em nove países do mundo. 
 O baiano Rui Barbosa nasce em Salvado aos 5 de novembro no ano de 1849 e faleceu em Petrópolis Rio de Janeiro em 1º de março de 1923.

IMAGENS DO GOOGLE IMAGENS

CONHEÇA MAIS SOBRE RUI BARBOSA

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...