ALTA DA CULTURA E O PIB

Você sabia que a cultura no inteiro vem fazendo uma intervenção significante no PIB mundial? Pois é, o PIB é toda a produção de um pais durante o ano, e antes não se ouvia falar da participação da cultura nessa medida.

 No Brasil tem números significantes da cultura dentro do PIB brasileiro; veja pelos números captados pelo IBGE:

A cultura pode ser usada para incentivar o desenvolvimento econômico justo e sustentável de um país. As atividades culturais são estratégicas e geram trabalho, emprego e renda, além de promover a inclusão social, especialmente entre jovens.

Pesquisas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) indicam uma participação de 7% de bens e serviços culturais no PIB mundial, com crescimento anual previsto em torno de 10% a 20%. No Brasil, o crescimento médio anual dos setores criativos (6,13%) foi superior ao aumento médio do PIB nacional (cerca de 4,3%) nos últimos anos. 

Segundo organização feita recentemente pela Secretaria da Economia Criativa, no Ministério da Cultura, o Brasil tem cinco setores criativos:
Patrimônio (materiais e imateriais, museus e arquivos); 
Expressões culturais (artesanato, artes visuais, culturas afro, indígena e populares);
Artes e espetáculo (dança, música, circo e teatro);
Audiovisual, livro e literatura (cinema e vídeo, e publicações);
Criações funcionais (moda, arquitetura, design e arte digital).
Mais detalhes desta organização podem ser verificadas no  
 
Além de incentivos da participação governamental como:






No Brasil, 320 mil empresas estão voltadas para a produção cultural (quase 6% do total de empresas no País). Empregam formalmente cerca de 3,7 milhões de pessoas e são responsáveis por 8,5% dos postos de trabalho, segundo levantamento recente feito pelo IBGE.

A média salarial paga pelo setor é quase 44% superior a da nacional. Ainda assim, a área aguarda uma alavancagem das produções nacionais e a construção de espaços de lazer – atualmente apenas 21% das cidades brasileiras contam com salas de teatro e apenas 9% possuem salas de cinema, segundo o instituto.
 FONTES PORTAL BRASIL.

FIM DE MAIO E INICIO DE JUNHO 2014 ENCENAÇÕES

 No fim de semana do mês de maio (31) e o início do mês de junho (01) de 2014, foi um fim de semana recheado de apresentações para a Companhia de Teatro Encenações.
Começou no dia 29 de maio, quando foi mudado a estratégia de divulgação das peças teatrais que se - á de seguir de agora por diante. Para divulgar a peça teatral Amor Por Anexins foi resgatado a antiga estratégia do projeto escola ao teatro-teatro á escola da antiga e inativa Companhia de teatro Esquyisocênicos. Foi usado o ato de usar esquetes nas salas de aula das escolas escolhidas para fazer os anúncios corpo-a-corpo sobre a peça, assim entre

as 3 esquetes apresentadas nas escolas da cidade de Bonito onde foi apresentada a peça, já começamos a levar o teatro para toda a comunidade estudantil daquela cidade.
 Os esquetes foram "Briga Besta" criado Naldão, "A primeira Vez do Matuto" criado por Naldão e "A Paquera" de domínio público. Com esses, a trupe apimentou o desejo de ver as peças no palco da escola Herbert de Souz.

 Entre considerações com estima a Companhia de teatro Encenações queremos agradecer a oa Grupo Bom'Nartes de Bonito pelo apoio, a diretoria de municipal de cultura pelo contato, vinculação do espetáculo e apoio moral.

 AÇÃO VOLUNTÁRIA
Além de apresentar a peça no dia 31 de maio, logo em seguida no dia 01 de junho foi realizado no grandioso evento da Rádio Diamantina FM e clínica NB um grande recital poético, que diversificado e encantador pela campanha de n Nº 4  a Ação Voluntária.

VER FOTOS:
AMOR POR ANEXINS EM BONITO
AÇÃO VOLUNTÁRIA 2014

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...