IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE SEABRA

 


Nesse fim de semana dias 27, 28 e acontecerá a 46ª Caravana Teatro Itinerante da ACOARTI e a 4ª da cidade de Seabra Bahia com a seguinte natureza:

PROGRAMAÇÃO INTERNA E EXTERNA 

IV Caravana Teatro Itinerante de Seabra


Seminário Cida Madalena

Horário: 16 horas

Local: Praça dos Correios 

Data: 27/05 (Sexta-feira)


Sarau Hugo Luna

Horário: 20 horas

Local: Praça dos Correios 

Data: 27/05 (Sexta-feira)


CORTEJO CÊNICO NAS RUAS DE SEABRA

Data: 28/05 (Sábado)

HORÁRIO: 9:00h

Saída: Centro da Cidade (Escola Alvina Rocha) - 09h

Parada: Feira Livre - Mercadão – 11h


RECONHECIMENTO DE PALCO/PASSAGEM DE SOM E LUZ

Data: 28/05 (Sábado)

LOCAL: D&O Eventos

A partir das 14h:30min

(Cronograma será disponibilizado para indicar ordem de ida dos grupos/artistas)


APRESENTAÇÃO DE PEÇAS TEATRAIS 

Horário: 19 horas

Local: D&O EVENTOS 

Data: 28/05 (Sábado)


OFICINAS

Data: 29/05 (domingo)

Horário: 09h

Local: Escola Ivani (Local pode ser alterado)]


OFICINAS - CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE SEABRA – BA

As oficinas acontecerão simultaneamente no dia 29/05 (domingo), com início às 09h:30min.  


DESCRIÇÃO DAS OFICINAS: 

1 - MOLEJO DAS MÃOS

Oficineiro: Gabriel Candeias

Descrição da oficina:

Técnica circense que tem como objetivo trabalhar a atenção e a coordenação motora. A vivência será para todos aqueles que se interessarem, e que são iniciantes no malabares com idades iguais ou acima de 10 anos.

Será aplicada em três momentos: 01:Roda de conversa / 02: Exercícios de coordenação motora/ 03: Técnicas de como fazer os malabares.

Com duração aproximadamente de no máximo 02 horas

SOBRE O OFICINEIRO: Ator e performer circense.

Formado em circo pela escola de baiana de circo, "Circo do Capão", tendo conhecimento de prática em diversas técnicas e com experiência em apresentações e aulas em diversos picadeiros de circo itinerantes e palcos importantes como a sala do coro do TCA. Integra o grupo cultural lamparinas do sertão. Fundou e dirigiu, o teatro de garagem, a trupe mister circo e grupo de teatro Mandalas. Atualmente desenvolve trabalhos sociais e particulares utilizando seus conhecimentos artísticos como ferramenta. 


2 - AÇÕES CORPORAIS E IMPROVISAÇÃO TEATRAL

Oficineiro: Sergio Farias

Descrição da oficina:

A oficina compõe-se de ações físicas preparatórias para o exercício da encenação, como relaxamento, alongamento, flexibilidade e aquecimento corporal. Exercícios básicos de expressão vocal e experimentações com contação de histórias baseadas em noticiários. Improvisação individual e em grupo e exercícios de interpretação teatral.

SOBRE O OFICINEIRO: É professor Titular da Universidade Federal da Bahia- UFBA. Atuou na Faculdade de Educação, na Escola de Teatro e no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências.

É ator e diretor teatral, Mestre em Educação pela UFBA e Doutor em Artes/Teatro pela USP.


3 - LABORATÓRIO DE PRÁTICAS PARA DESMECANIZAÇÃO DO CORPO ARTÍSTICO.

Oficineira: Ludimila Agostinho 

Descrição da oficina: 

Utilizando métodos e jogos para atores e não atores, a oficina laboratório propõe o diálogo e o questionamento a respeito da integração do corpo e mente no presente, com o objetivo de ensaiar revoluções individuais-coletivas  contra os condicionamentos socioculturais moldados historicamente que desfavorecem às estéticas espetaculares das artistas da Chapada.

SOBRE A OFICINEIRA: É atriz, palhaça, arte educadora e fundadora do projeto cultural de desenvolvimento da arte educação em Seabra com o "Teatrando", desde de 2016. É estudante de Licenciatura em Teatro pela UFBA e atua nos mais diversos cenários da produção cultural como produtora executiva e diretora de criação.

Já movimentou diversos espaços sociais com formações e oficinas. performances, espetáculos e multiplicações de práticas de desmecanização do corpo e consciência, desenvolvendo o poder criativo pessoal e coletivo. 


4 – VIVÊNCIA DE CRIAÇÃO POÉTICA PAPEL EM BRANCO - PRESENÇA CÊNICA

Oficineiro: Ricardo Boa Sorte

Descrição da oficina:

OBJETIVO: Trazer à tona o repertório pessoal dos participantes utilizando-o como ponto de partida para acessar prazeres e memórias, e despertar a criatividade de contar sua própria história, escrevivências, sentimentos e sensações no papel.

CONTEÚDOS: Trabalhamos movimento pleno de sentido com música e emoção. Lembranças da infância, músicas da memória, casos e histórias vividas, jogos e dinâmicas teatrais, encontros dialógicos, roda de conversa e literatura de cordel.

SOBRE O OFICINEIRO: É ator, cantor, performer, produtor cultural, facilitador  de oficinas de arte educação, griô aprendiz, graduando BI em Humanidades (UNILAB). Co-fundador e formado pelo o Curso Livre de Teatro Grãos de Luz e Griô. Co-fundador do Coletivo Jaca Dura, membro da Frente Preta de Lençóis e atualmente desenvolve o projeto poético musical Íntimos, em parceria com Charlaine Nascimento.


5 - TRILHA SONORA

Oficineiro: Paulo Roberto

Descrição da oficina: O objetivo da oficina é mostrar novos caminhos de como preparar a trilha sonora de uma peça. Qual música escolher? O que colocar nessa parte? Como posso brincar com os sentimentos das pessoas através da música?

SOBRE O OFICINEIRO: É artista, multi-instrumentista, cantor, diretor musical da Junina Amantes do Sertão, ator,

poeta, compositor. Natural da cidade de Utinga - Bahia.


6 – DANÇAMEDITAÇÃO

Oficineiro: Jan Macedo

DESCRIÇÃO DA OFICINA: 

Essa oficina é um desdobramento da pesquisa de aproximação entre a dança e a meditação feita na Universidade federal do Rio Grande do Norte no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas. A partir da Fenomenologia segundo o pesquisador Merleau-Ponty dar existência a essência de cada corpo é a base de uma pesquisa. Assim, nesse encontro fazemos mergulhos de silêncio em auto-observação para nos conectarmos com nossa essência e expressarmos esta, no tempo e espaço, através de movimentos. Todo corpo possui um arsenal de experiências que pode ser transformado em cena. A escuta através do silenciar da mente provoca um estado de presença e concentração capaz de proporcionar escolhas mais conscientes sobre a criação.

SOBRE O OFICINEIRO:

Jan Macedo

 É formado pela Escola de Teatro Martins Penna, cursou disciplinas de interpretação e cenografia na Universidade do Rio de Janeiro, e é licenciado em dança pela Faculdade Angel Vianna. Fez Mestrado em Artes Cênicas pela Federal do Rio Grande do Norte. É pesquisador sobre a relação entre o corpo e a natureza, tendo a meditação como ferramenta de investigação.

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...