A NÊGA MALUCA

 Todo brasileiro já ouviu falar da "Nega Maluca", a manifestação surgiu no carnaval de 1950 quando Evaldo Ruy e Fernado Lobo escreveu a música Nega Maluca, a letra conta um acontecido num bar com criolo que estava jogano snuka e apareceu uma mulher com uma criança nos braços e o criolo era o pai. Foi um grande sucesso na época, só se falava da música. Depois da música escrita foi idealizado por Evaldo Ruy que se criasse a fantasia, foi estouro de vendas para se fantasiar para o carnaval, a tradição segue até hoje.

A FANTASIA TEM A CARACTERÍSTICA:
  • Rosto e corpo preto
  • Cabelos trançados com um laço vermelho no fim da trança
  • Sapatos baixos
  • Vestido vermelhos
  • Meia compria
 Não somente no carnaval, mas em muitas festas e manifestações se ver alguém vestido de Nega Maluca, não muito frquente no nordeste mas em quase todo lugar do Brasil é tradição as brincadeira com essa fantasia.

Há uma grande crítica sobre essa fantasia no campo da discriminação racial. Principalmente por que é notado que quem veste a Nega Maluca são homens brancos (hoje o quadro já tá muito mudado), sendo assim dizem que é representando a mulher negra, como se a própria mulher negra não tivesse capacidade de se representar. A manifestação põe a imagem da mulher negra a zombaria e expõe ao ridículo.

 Mesmo com todos esses notaveis assuntos, no Morro o grande Arquíodo figura já folclórica, contou um caso de uma nega maluca que surgiu em um dos primeiros micaretas de Morro do Chapéu, o inusitado "causo" foi transformado em cordel. Para tal foi criado um nome fictício para preservação da imagem do ator do causo. Arquíodo diz quem foi esse presepeiro mas o cordel não.

LER O CORDEL

PAIXÃO DE CRISTO EM JACOBINA

 Aconteceu em Jacobina Bahia o grande espetáculo da representação da PAIXÃO DE CRISTO, na praça doutor Miguel Calmon em frete a sede da Associação Beneficente de Teatro Dionisio Artes, a realizadora do espetáculo que já vem na sua terceira edição.

A peça dessa vez teve record de público com emoção junto ao desempenho espetacular dos atores que fizeram do trabalho sua ação de fé cristan. Foi notório o avanço da produção que vem cada vez mais evoluindo em busca de melhor atender a presença do público jacobinense que cada vez mais se faz presente no teatro.

Os trabalhos foram realizados pela Associação Beneficente de Teatro Dionísio Artes, com a direção do professor de teatgro Mário Silva junto a sua esposa Rosa e o empenho dos membros da associação e de todos os amigos do teatro de Jacobina.

PARA VER AS FOTOS DO EVENTE...
CLICK AQUI

DESTAQUE

SEÇÃO DE CINEMA INFATIL

Aconteceu na FAAASCIBA nesse sábado dia 12 de outubro, uma seção de cinema para crianças com o filme DIVERTIDA MENTE 2. Além do ...