A NÊGA MALUCA

 Todo brasileiro já ouviu falar da "Nega Maluca", a manifestação surgiu no carnaval de 1950 quando Evaldo Ruy e Fernado Lobo escreveu a música Nega Maluca, a letra conta um acontecido num bar com criolo que estava jogano snuka e apareceu uma mulher com uma criança nos braços e o criolo era o pai. Foi um grande sucesso na época, só se falava da música. Depois da música escrita foi idealizado por Evaldo Ruy que se criasse a fantasia, foi estouro de vendas para se fantasiar para o carnaval, a tradição segue até hoje.

A FANTASIA TEM A CARACTERÍSTICA:
  • Rosto e corpo preto
  • Cabelos trançados com um laço vermelho no fim da trança
  • Sapatos baixos
  • Vestido vermelhos
  • Meia compria
 Não somente no carnaval, mas em muitas festas e manifestações se ver alguém vestido de Nega Maluca, não muito frquente no nordeste mas em quase todo lugar do Brasil é tradição as brincadeira com essa fantasia.

Há uma grande crítica sobre essa fantasia no campo da discriminação racial. Principalmente por que é notado que quem veste a Nega Maluca são homens brancos (hoje o quadro já tá muito mudado), sendo assim dizem que é representando a mulher negra, como se a própria mulher negra não tivesse capacidade de se representar. A manifestação põe a imagem da mulher negra a zombaria e expõe ao ridículo.

 Mesmo com todos esses notaveis assuntos, no Morro o grande Arquíodo figura já folclórica, contou um caso de uma nega maluca que surgiu em um dos primeiros micaretas de Morro do Chapéu, o inusitado "causo" foi transformado em cordel. Para tal foi criado um nome fictício para preservação da imagem do ator do causo. Arquíodo diz quem foi esse presepeiro mas o cordel não.

LER O CORDEL

PAIXÃO DE CRISTO EM JACOBINA

 Aconteceu em Jacobina Bahia o grande espetáculo da representação da PAIXÃO DE CRISTO, na praça doutor Miguel Calmon em frete a sede da Associação Beneficente de Teatro Dionisio Artes, a realizadora do espetáculo que já vem na sua terceira edição.

A peça dessa vez teve record de público com emoção junto ao desempenho espetacular dos atores que fizeram do trabalho sua ação de fé cristan. Foi notório o avanço da produção que vem cada vez mais evoluindo em busca de melhor atender a presença do público jacobinense que cada vez mais se faz presente no teatro.

Os trabalhos foram realizados pela Associação Beneficente de Teatro Dionísio Artes, com a direção do professor de teatgro Mário Silva junto a sua esposa Rosa e o empenho dos membros da associação e de todos os amigos do teatro de Jacobina.

PARA VER AS FOTOS DO EVENTE...
CLICK AQUI

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...